ANACOM participa no debate estratégico sobre sistemas de cabos submarinos em Portugal


Teve lugar a 11 de janeiro de 2022, em Sines, a segunda conferência “Meetings at ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platformhttps://sinestech.pt/sines-tech/meetings-at-zils-sines-tech-eu-atlantic-data-gateway-platform”, organizada pela AICEP Global Parques, enquadrada na estratégia de potenciação da ZILS enquanto hub digital nacional.

A conferência contou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações (SEAC), Hugo Santos Mendes, como keynote speaker, e com as notas finais de Thomas Kuepper, da Direção-Geral Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, da Comissão Europeia.

Foram abordados vários aspectos da concretização de Portugal como um dos quatro principais portais/centros digitais de trâmite de dados na europa, que pretende levar a cabo a perspetiva estabelecida no contexto da Estratégia Digital Europeia (A Europe fit for the digital agehttps://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/europe-fit-digital-age_en), nomeadamente os que estabelecem as ligações EU-Atlantic, EU-Mediterranean, EU-North Sea & Arctic e EU-Baltic-to-Black Sea.

Os desafios foram abordados em dois painéis, um intitulado “Portuguese Regulation and Licensing”, em que participou a ANACOM, através do Diretor-Geral de Informação e Inovação, Augusto Fragoso, e outro denominado “Sines Cable Landing Stations (CLS) & Datacenters (DCs) ecosystem”.

No decurso da conferência foram efetuados vários anúncios relevantes para o país, nomeadamente o de ligação/amarração de um novo cabo submarino ao ecossistema tecnológico de Sines - o Medusahttps://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7B877C19A7-4F23-40E2-B653-F4E0D48F0579%7D - que vai garantir a ligação de 8700 quilómetros entre Carcavelos, Sines e Port Said, no Egipto, e que pelo meio assegurará ramificações para diferentes localidades do sul da Europa e do norte de África. No total serão 480 Terabits por segundo de capacidade. Foi também anunciado o desenvolvimento de esforços em várias frentes, que garantirão a amarração de outros cabos de grande capacidade em Portugal. Foram evidenciadas as condições privilegiadas de Portugal em geral e de Sines em particular, para se constituir como um dos grandes hubs digitais da Europa, designadamente, as condições de conectividade nacional e internacional, marítima e terrestre.

Foi também anunciada a criação de um portal digital único, com o qual investidores e parceiros poderão facilmente interagir com as autoridades, simplificando e tornando mais transparentes os processos de licenciamento dos cabos submarinos que cruzam a Zona Económica Exclusiva. A ANACOM encontra-se, também neste domínio, profundamente envolvida, tendo estabelecido com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos a liderança do desenvolvimento desta iniciativa, ao abrigo de proposta efetuada ao Governo para o efeito. O SEAC referiu: “Acreditamos que, com esta melhoria, concentrando toda a informação e facilitando o acesso à mesma, Portugal será capaz de explorar de forma mais eficiente a sua posição única e contribuir para a porta atlântica digital da União Europeia”. Ainda neste âmbito, Thomas Kuepper elogiou a iniciativa e referiu que será uma inovação a nível mundial que contribuirá para a competitividade e capacitação europeia de cabos submarinos.

Foi ainda realçada por Thomas Kuepper a importância do desenvolvimento do conceito de cabos SMART (Science Monitoring And Reliable Telecommunications), cabos submarinos sensorizados, que permitam o aumento da função de um cabo submarino nos domínios científico e tecnológico, da sustentabilidade e do conhecimento. A este respeito, várias entidades, incluindo a ANACOM, têm vindo a trabalhar de forma ativa, desafiando vários sectores para a respetiva implementação.

A ANACOM tem estado fortemente empenhada no impulso de um novo ciclo de desenvolvimentos nesta área, contribuindo para a criação das condições necessárias para o reforço estratégico da plataforma de conectividade nacional e internacional, tendo vindo, em matéria de cabos submarinos, a partilhar conhecimento, a ligar diversos stakeholders e a projetar o reconhecimento de Portugal como elemento fundamental para as várias estratégias digitais globais em curso, com vista ao seu cruzamento nos espaços e pontos de interesse nacional.

2.ª conferência ''Meetings at ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform'', 11.01.2022.

Painel #1 “Portuguese regulation and Licensing”, que contou com a participação de Augusto Fragoso, da ANACOM (à esquerda).