90 em cada 100 famílias subscrevem serviços em pacote


No final do 3.º trimestre de 2021, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,4 milhões (+150 mil ou +3,6% do que no trimestre homólogo). O crescimento verificado está associado às ofertas 4/5P (+113 mil) e, em menor medida, às ofertas 3P (+41 mil).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,2 milhões de subscritores (51,0% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (39,4%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (5,3%) foi o mais baixo desde o surgimento destas ofertas.

As ofertas isoladas ou single play, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representavam 72,3% dos acessos móveis e 15,8% dos acessos fixos.

No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (56,2%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (21,5%), os acessos fixos integrados em pacote (18,8%) e, por último, os acessos fixos single play (3,5%).

Entre janeiro e setembro de 2021, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 1336 milhões de euros, tendo aumentado 3,3% face ao verificado no mesmo período do ano anterior. As receitas de ofertas 4/5P representaram 63,2% do total.

A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,51 euros (sem IVA), menos 0,7% do que no trimestre homólogo. A receita média mensal foi de 43,11 euros no caso das ofertas 4/5P (-1,9%) e de 27,59 euros no caso das ofertas 3P (+1,0%).

No final do período em análise, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,8%), seguindo-se o Grupo NOS (36,0%), a Vodafone (19,8%) e a NOWO (3,3%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,8 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,7 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram.

A MEO apresentou a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (39,9%), a Vodafone (16,8%) e a NOWO (2,0%). Face ao mesmo período do ano anterior, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de receitas em 1,2 p.p. e 0,5 p.p., respetivamente, por contrapartida da redução verificada no Grupo NOS (-1,2 p.p.) e na NOWO (-0,4 p.p.).

Resumo gráfico dos pacotes de serviços no 3.º trimestre de 2021


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