27.º Congresso da União Postal Universal


Teve início a 9 de agosto de 2021, em Abidjan, na Costa do Marfim, o 27.º Congresso da União Postal Universal (UPU), que decorrerá até 27 de agosto de 2021. Inicialmente previsto para agosto de 2020, foi adiado devido à crise pandémica do coronavírus SARS-CoV-2.

Espera-se que este Congresso seja o primeiro a assumir um formato híbrido - participação presencial e remota - como forma de permitir uma abrangente participação dos Estados Membros, tendo em conta as inúmeras restrições às deslocações internacionais ainda vigentes. Tal está dependente de uma decisão a tomar pelas delegações presentes ou representadas em Abidjan, no dia 11 de agosto de 2021.

Além de debater o futuro do sector postal para o ciclo 2022-2025, adotando nomeadamente a nova estratégia postal mundial, o Congresso também irá estabelecer novas regras e definir políticas quanto aos fluxos internacionais de envios postais. Serão ainda tratadas, entre outras, questões financeiras e relativas à abertura da União ao sector postal alargado.

Ainda durante o Congresso, os países membros deverão eleger os novos Diretor-Geral e Vice-Diretor Geral da Secretaria Internacional, bem como os membros do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais para o próximo ciclo.

A habitual Conferência Ministerial dedicada desta vez ao tema “A COVID-19 e o sector postal: o que mudou, o que não mudou e o que é necessário alterar”, realizada no dia 10 de agosto, constituiu uma oportunidade para os ministros e outros decisores do sector postal refletirem sobre as transformações resultantes da pandemia da COVID-19 e o que deve ser revisto para assegurar um futuro sustentável.

A delegação de Portugal, liderada pelo Embaixador Rui Macieira, Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, integrará delegados do Ministério dos Negócios Estrangeiros, incluindo da Missão Permanente de Portugal Junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, da ANACOM e dos CTT – Correios de Portugal.


Mais informação: