Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 1.º trimestre de 2021



Sumário executivo

4,3 milhões de subscritores de pacote de serviços

No primeiro trimestre de 2021 (1T2021), o número de subscritores destas ofertas foi de 4,3 milhões (+170 mil ou +4,1% face ao trimestre homólogo). O crescimento verificado está associado às ofertas 4/5P (+114 mil) e, em menor medida, às ofertas 3P (+71 mil).

Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,2 milhões de subscritores (50,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (39,6%).

Receitas de pacotes aumentaram 3,7% e receita unitária diminuiu 0,5%

Entre janeiro e março de 2021, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 443 milhões de euros, tendo aumentado 3,7% face ao verificado no mesmo período do ano anterior. As receitas de ofertas 4/5P representam 63,0% do total.

A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,60 euros (sem IVA). Registou-se uma diminuição de 0,5% face ao trimestre homólogo, após três trimestres a aumentar. A receita média mensal foi de 43,27 euros no caso das ofertas 4/5P (-1,9%) e de 27,65 euros no caso das ofertas 3P (+1,2%).

Quotas de prestadores

No final do 1T2021, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,7%), seguindo-se o Grupo NOS (36,3%), a Vodafone (19,5%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (3,5%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,7 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), e as quotas do Grupo NOS (-0,7 p.p.) e do Grupo NOWO/Onitelecom (-0,3 p.p.) diminuíram.

A MEO passou a dispor da quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (40,1%), a Vodafone (16,7%) e o Grupo NOWO/Onitelecom (2,1%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de receitas em 1,7 p.p. e 0,2 p.p., respetivamente, por contrapartida da redução verificada no Grupo NOS (-1,4 p.p.) e no Grupo NOWO/Onitelecom (-0,5 p.p.).

O nível de concentração, medido pelo índice Herfindahl-Hirschman, apesar de elevado, diminuiu ligeiramente face ao mesmo período do ano anterior. As ofertas 4/5P foram as que registaram o nível de concentração mais elevado. A atual tendência de diminuição da concentração iniciou-se em 2013, com o lançamento da oferta triple play da Vodafone suportada em FTTH. Globalmente, o nível de concentração não se tem alterado de forma significativa desde o início de 2018, à exceção das ofertas 4/5P onde se tem verificado uma tendência decrescente.

Resumo gráfico dos pacotes de serviços no 1.º trimestre de 2021