ANACOM presente no Grande Prémio de Portugal F1 2021 no Algarve


ANACOM está presente no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que decorre de 30 de abril a 2 de maio de 2021 no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), garantindo uma monitorização contínua do espectro radioelétrico, de modo a assegurar as condições necessárias às complexas operações inerentes, não só ao dispositivo de segurança montado, como também à produção e transmissão televisiva do evento.

Foto de José Sena Goulão / POOL / AFP (Agência France Press)

Foto de José Sena Goulão / POOL / AFP (Agência France Press)

A utilização intensiva e generalizada de sistemas rádio sem fios neste tipo de eventos, levou a ANACOM a preparar, em colaboração com a Formula One Management (FOM) - a entidade que detém os direitos comerciais da Fórmula 1 - e a gestão do AIA, uma vasta operação de monitorização e controlo do espectro, que irá obrigar à mobilização de um conjunto de meios técnicos e humanos.

Numa primeira fase, a ANACOM procedeu à atribuição de 15 licenças radioelétricas aos diversos radiodifusores presentes neste evento, consignando 89 frequências para equipamentos de monitorização auricular e microfones emissores, 129 frequências para redes privativas do serviço móvel terrestre e 69 frequências para câmaras sem fios e outras ligações de vídeo ou de dados. Foram ainda coordenadas 79 frequências utilizadas por equipamentos isentos de licenciamento radioelétrico, o que perfaz um total de praticamente 400 frequências – cerca de 750 MHz de espectro – utilizadas nesse evento.

A ANACOM mantém já em funcionamento permanente, na Torre do Autódromo, uma estação transportável de monitorização, com o objetivo de registar todas as utilizações de espectro nas faixas de interesse, permitindo acompanhar remotamente tudo o que se passa no local em termos de utilização do espectro radioelétrico, antes mesmo do início do evento. Para complementar esta análise, a ANACOM irá disponibilizar outros recursos tais como uma estação móvel de monitorização instalada no interior do recinto, assim como uma viatura técnica destinada à localização rápida de eventuais fontes interferentes que possam surgir no interior. Irá também ser disponibilizada no exterior do recinto, uma viatura técnica destinada à rápida deteção e geolocalização de perturbações externas que possam vir a afetar os sistemas e serviços a funcionar no autódromo.

GRANDE PRÉMIO de PORTUGAL de MotoGP 2021 – Autódromo Internacional do Algarve

A ANACOM esteve também presente no Grande Prémio de MotoGP de 2021, que decorreu de 14 a 18 de abril, no mesmo autódromo. No decorrer dos vários dias de provas, foi monitorizada a utilização, em simultâneo, de mais de 200 frequências, o que atesta o elevado número de meios rádio envolvidos neste tipo de eventos mundiais, assim como o nível de exigência do trabalho desenvolvido pelas equipas que acompanharam todo o processo, desde a fase de licenciamento até à realização das provas. A boa colaboração entre todos os intervenientes, bem como o licenciamento radioelétrico atempado das redes e estações de radiocomunicações, levou a que tenha sido possível garantir o bom funcionamento das centenas de estações de radiocomunicações utilizadas na realização de um evento desta dimensão, sem que tenham existido problemas decorrentes de interferências. Ficou assim bem patente a importância de uma comunicação bem articulada entre todas as entidades responsáveis por um evento desta natureza, nomeadamente a Dorna Sports - entidade que detém os direitos comerciais do MotoGP -, a gestão do Autódromo Internacional do Algarve, e a própria ANACOM.