Chamadas de voz fixa sobem pela 1.ª vez desde 2013 devido à COVID-19


Em 2020 registou-se um aumento de 9% no volume de minutos originado na rede fixa em relação a 2019 (em que se tinha registado uma redução de 15% face a 2018). Este aumento excecional resultou da significativa alteração dos padrões de utilização do serviço resultante da COVID-19. Estima-se que a pandemia tenha tido um efeito positivo de 22,2% no tráfego médio por acesso em 2020. Caso não tivesse ocorrido a pandemia, estima-se que o tráfego médio de voz fixa por acesso, em vez de ter crescido 7%, teria diminuído 12,2% em 2020.

Por tipo de chamada, o crescimento ocorrido deveu-se sobretudo ao aumento do tráfego fixo-fixo (+7,3%), e, em menor medida, do tráfego fixo-móvel (+22,5%), que tem menor peso. De referir ainda que a diminuição do tráfego nacional originado em postos públicos (-40,4%) foi a maior desde 2015, acentuando o declínio que se vinha registando nos últimos anos (em média, -19,7%/ano). O tráfego VoIP nómada (+27,1%) registou o maior aumento desde 2017.

O tráfego internacional diminuiu 9,4% e, em particular, o tráfego internacional originado em postos públicos diminuiu 66,3%, eventualmente impactado pelos efeitos da pandemia.

Pelo mesmo motivo, a duração média das chamadas originadas na rede fixa aumentou cerca de 33 segundos relativamente ao ano anterior (+16,6%).

Analisando o acesso ao serviço fixo de telefone, em 2020 verificava-se uma taxa de penetração dos acessos telefónicos principais de 50,6 acessos por 100 habitantes, tendo crescido 0,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 94,3 por 100 famílias clássicas, mais 4,3 pontos percentuais do que no ano anterior. O crescimento verificado ficou a dever-se, não apenas ao aumento do número de acessos, mas também ao efeito estatístico da diminuição do número de famílias (-1,9%).

No ano em análise, o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,2 milhões, mais 95 mil (+2,3%) do que no ano anterior. O crescimento está associado à crescente penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.

Em termos tecnológicos, as redes de nova geração continuaram a ser responsáveis pelo crescimento do número de acessos telefónicos principais, que atingiu 5,2 milhões de acessos equivalentes, mais 94 mil acessos do que no trimestre homólogo. O crescimento verificado (+1,8%) deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (+304 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.

Em 2020, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo) representaram 80,8% dos acessos telefónicos, e aumentaram o seu peso em 4,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Relativamente às quotas de mercado, no final de 2020, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 42,0%, seguindo-se o Grupo NOS com 35,3%, a Vodafone com 19,1% e o Grupo NOWO/Onitelecom com 3,2%. As quotas de clientes de acesso direto da MEO, NOS e NOWO/Onitelecom diminuíram 0,1, 0,7 e 0,4 pontos percentuais, respetivamente, tendo a quota da Vodafone aumentado 1,0 pontos percentuais.

Resumo gráfico do serviço telefónico fixo em 2020


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