Fraudes e ciberataques voltam a aumentar


As situações de fraude, na Internet e presenciais, e de ciberataques voltam a ser notícia. A Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) alertam para estas situações e a ANACOM junta-se a estas entidades, com o objetivo de pugnar para que todos estejam atentos aos avisos das autoridades e ajudem à sua divulgação junto da respetiva rede de contactos, para ajudar a travar estas situações e evitar a disseminação de informação falsa.

As situações que se verificam com mais frequência são as campanhas de phishing (por email, SMS ou redes sociais) utilizando a imagem de entidades oficiais, com conteúdos alusivos à pandemia e orientadas para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com software malicioso:

  • Divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em tempo real sobre a pandemia (ex: mapas dinâmicos de contágio), mas que visam, na realidade, infetar os dispositivos dos utilizadores com software malicioso.
  • Esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal.
  • Envio de informação falsa através de SMS, nomeadamente a de que estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate à COVID-19 e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo Governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e o reembolso seria feito através do registo no link enviado.
  • Esquemas de burla, em que determinadas pessoas se fazem passar por profissionais de saúde ou dos operadores de telecomunicações para acederem às habitações, com fins fraudulentos.

Importa assim, que as pessoas não procedam à instalação de aplicações (App) e software sem se certificarem previamente da sua autenticidade e que todos estejam atentos aos conteúdos que circulam nas redes sociais, para não serem vítimas de esquemas fraudulentos e para não contribuírem para a divulgação de informação falsa.

A ANACOM apela ainda a todos os consumidores e utilizadores de serviços de comunicações que precisem de contactar estas entidades, os operadores ou a própria ANACOM, sobre estes ou outros assuntos, para que utilizem os canais digitais e linhas telefónicas. Todas as entidades do sector têm os seus contactos telefónicos e endereços de email nos respetivos sites.

Se quiser apresentar uma reclamação utilize o livro de reclamações eletrónico Link externo.https://www.livroreclamacoes.pt/inicio.