ANACOM divulga migração da TDT nas CIM do Alto Tâmega, Alto Minho e Terras de Trás os Montes


ANACOM reuniu, a 6 de outubro de 2020, com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega e do Alto Minho para divulgar o processo de migração da TDT.

Na reunião com a CIM do Alto Tâmega esteve presente o Vice-Presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, que explicou o processo de migração da TDT e as medidas adotadas pela ANACOM para minimizar o impacto deste processo junto da população.

Os emissores de TDT que servem os municípios que integram a CIM do Alto Tâmega serão alterados entre 8 e 22 de outubro, começando pelos emissores de Leiranco e Sapiãos.

Na reunião, o Vice-Presidente da ANACOM falou ainda da cobertura das redes móveis e da situação do país em termos de cobertura de redes de fibra ótica, reafirmando a importância de ter acesso à Internet de alta velocidade com qualidade, seja fixa ou móvel. Referiu também as propostas da ANACOM que constam do projeto de regulamento do leilão do 5G, que esteve em consulta pública recentemente, bem como a importância do roaming nacional e do coinvestimento para alargar o acesso das populações às redes móveis.

Os autarcas presentes na reunião referiram a importância do acesso às novas tecnologias para evitar e corrigir desigualdades, e lamentam que a partilha de infraestruturas não tenha avançado há mais tempo, o que teria obviado à disseminação de antenas e postes por todo o país. Aliás, a proliferação de postes e cabos, de modo desordenado, foi outra das preocupações evidenciadas pelos autarcas, relativamente à qual consideram necessária uma intervenção legislativa.

Esta CIM integra os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Neste mesmo dia, teve também lugar a reunião da ANACOM com a CIM do Alto Minho. Em modo videoconferência, foi conduzida pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, para divulgar o processo de migração da TDT. No essencial, os autarcas expressaram as mesmas preocupações que os seus congéneres da CIM do Alto Tâmega, sobretudo no que respeita à importância de toda a população dispor de boa cobertura de banda larga, móvel e fixa.

Nos municípios que integram a CIM do Alto Minho - Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira - a alteração dos emissores ocorrerá entre 26 de outubro e 13 de novembro.

As mesmas preocupações foram manifestadas pela CIM de Terras de Trás os Montes, em reunião que decorreu a 24 de setembro de 2020, realizada por videoconferência com a presença do Presidente da ANACOM. A alteração dos emissores nos concelhos Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, que integram a CIM de Terras de Trás os Montes, teve início a 6 de outubro e decorre até 14 de outubro.

O Vice-PCA da ANACOM explicou a migração da TDT à comunicação social.

O Vice-PCA da ANACOM explicou a migração da TDT à comunicação social.

Algumas reuniões de divulgação da TDT têm sido feitas à distância. Momento da reunião da ANACOM com a CIM do Alto Minho.

Algumas reuniões de divulgação da TDT têm sido feitas à distância. Momento da reunião da ANACOM com a CIM do Alto Minho.