ANACOM explica migração da TDT à CIM da Beira Baixa


Realizou-se a 3 de setembro de 2020, em Castelo Branco, uma reunião entre a ANACOM e a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, com o objetivo de divulgar informação sobre a migração dos emissores da rede de televisão digital terrestre (TDT) e as medidas adotadas pela ANACOM para minimizar o impacto deste processo junto da população.

Neste encontro, o Vice-Presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, destacou as medidas adotadas pela ANACOM para apoiar a população, designadamente a linha telefónica gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão ou do descodificador TDT. Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através desta linha gratuita, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita. A ANACOM informou ainda sobre a distribuição de uma carta com um folheto explicativo em todas as residências e estabelecimentos comerciais, assim como outras iniciativas de comunicação que estão planeadas.

Os emissores de TDT que servem os municípios que integram a CIM da Beira Baixa serão alterados entre 2 e 18 de setembro.

Esta CIM integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Na reunião, os autarcas exprimiram a sua preocupação com a deficiente cobertura de banda larga, tanto móvel como fixa, numa altura em que ela se afigura essencial em face da pandemia de COVID-19, para além de ser primordial para o desenvolvimento económico e social desta região do País. Manifestaram disponibilidade para investir em infraestrutura para promover e acelerar a cobertura da região com boas telecomunicações. A proliferação de cabos e postes, a inexistência de obrigatoriedade de enterramento de cabos, designadamente na sequência de incêndios, o impacto do 5G na saúde e a evolução do serviço postal foram outros dos temas abordados.

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa presentes na reunião.

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa presentes na reunião.