ANACOM reúne com autarcas em Ourém


No dia 27 de julho de 2020, a ANACOM esteve em Ourém, a convite do presidente da Câmara Municipal, para uma reunião com autarcas, em que as dificuldades de comunicações móveis e fixas, de voz e Internet, foram o tema. O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, apresentou ao Presidente da Câmara de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, os resultados do estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis e cobertura GSM, UMTS e LTE realizado no concelho de Ourém.

Na reunião com o executivo camarário e com os presidentes das juntas de freguesia do concelho, os autarcas partilharam as suas preocupações com o impacto que a deficiente cobertura de fibra ótica e redes móveis tem na vida das empresas e das famílias do concelho, que a pandemia de COVID-19 veio evidenciar. Foram estes problemas existentes no concelho que levaram o presidente da Câmara a pedir a reunião com a ANACOM, que enviou uma equipa de técnicos para o terreno durante quatro dias para procederem à verificação da qualidade do serviço. Na reunião foram ainda abordadas potenciais soluções para resolver os problemas de comunicações registados no concelho, nomeadamente tendo em conta o processo de implementação do 5G. A partilha de infraestruturas e o roaming nacional foram alguns dos tópicos abordados na reunião como formas de minimizar os problemas sentidos na região, bem como o desenvolvimento de soluções de carácter grossista ou a negociação com os prestadores com vista à expansão da cobertura com fibra ótica.

No estudo feito pela ANACOM no terreno, cujo trabalho de campo decorreu entre 13 e 16 de julho, realizaram-se 1 106 chamadas de voz, 6 767 sessões de dados e 623 981 medições de sinal rádio, tendo sido percorridos 951 quilómetros em testes.

As conclusões do estudo apontam para uma grande variabilidade da cobertura rádio: níveis de sinal de muito boa ou boa qualidade; zonas em que se registam valores muito abaixo dos parâmetros adequados, sobretudo em UMTS e LTE, observando-se níveis significativos de má cobertura rádio e zonas em que a cobertura é inexistente.

O serviço de voz apresenta um desempenho médio global adequado, mas existem diferenças relevantes entre operadores. Nos serviços de dados, o serviço de transferência de ficheiros, de uma forma geral, apresenta adequada capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de dados. Os serviços de navegação na Internet e Youtube video streaming, e a verificação da latência de transmissão de dados, registam uma degradação significativa destas capacidades.

Nas sessões de transferência de ficheiros, estabelecidas e mantidas com sucesso, registam-se razoáveis velocidades médias globais de transferência de dados, tanto em download como em upload, observando-se diferenças de desempenho relevantes entre os operadores. Este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de 132,64 Mbps e 58,81 Mbps e mínimos de 0,003 Mbps e 0,010 Mbps, respetivamente em download e upload, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação na Internet e Youtube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, registando-se também algumas diferenças entre operadores.

Na reunião com os autarcas, o presidente da ANACOM explicou ainda o processo de migração dos emissores da rede de televisão digital terrestre (TDT) e as medidas adotadas pela ANACOM para minimizar o impacto deste processo junto da população.

Da esquerda para a direita: João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM; Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém.

Da esquerda para a direita: João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM; Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Da esquerda para a direita: João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM; Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém; João Paiva, Divisão de Fiscalização do Mercado de Comunicações da ANACOM.

Da esquerda para a direita: João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM; Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém; João Paiva, Divisão de Fiscalização do Mercado de Comunicações da ANACOM