Redução da utilização de comunicações, testes de velocidade de Internet e reclamações


Na semana de 18/05 a 24/05/2020, o tráfego de comunicações eletrónicas caiu face à semana anterior, 7% no caso dos dados e 2% no caso da voz. Depois do excecional crescimento verificado na sequência da declaração de pandemia e do início do estado de emergência, o tráfego parece ter iniciado uma trajetória descendente, tendo atingido na semana em análise o seu valor mínimo desde a semana de 02 a 08/03, no caso da voz, e desde o início do estado de emergência no caso do tráfego de dados.

Figura 1 – Evolução semanal do tráfego voz e dados desde fevereiro de 2020

Figura 1 - Evolução semanal do tráfego voz e dados desde fevereiro de 2020

Unidade: TB (eixo da esquerda), Milhões de minutos (eixo da direita)
Fonte: ANACOM

Todos os tipos de tráfego entraram em queda. Face à semana anterior, o tráfego de dados de fixo diminuiu 7% e o tráfego de dados móveis caiu 3%, sendo este último inferior ao tráfego da semana anterior à declaração de pandemia. No caso do tráfego de voz, tanto a voz móvel (-2%), como a voz fixa (-5%), registaram diminuições.

Variação percentual face a semana anterior

 

Semana de
18 a 24/05/2020

TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ

-2%

Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos)

-5%

Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos)

-2%

TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS

-7%

Volume de tráfego de Internet (em GB)

-7%

Tráfego de dados móveis (em GB)

-3%

ACESSOS

 

Acessos em local fixo

0,1%

(dos quais) de clientes residenciais

0,1%

Acessos móveis com utilização efetiva

-0,4%

(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos

-0,1%

(dos quais) de clientes residenciais

0,0%

Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.

O tráfego de dados encontra-se ainda 40% acima do verificado no período pré-COVID19, representando os dados fixos mais de 95% do total. O tráfego de voz foi 15% superior ao registado na semana anterior à declaração de pandemia. A voz móvel tem um peso de 88% no total do tráfego de voz.

Variação % face a período pré-COVID-19

 

Semana de
18 a 24/05/2020

TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ

15%

Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos)

18%

Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos)

15%

TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS

40%

Volume de tráfego de Internet fixa (em GB)

43%

Tráfego de dados móveis (em GB)

-5%

ACESSOS

 

Acessos em local fixo

0,8%

(dos quais) de clientes residenciais

0,8%

Acessos móveis com utilização efetiva

-2,3%

(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos

-0,5%

(dos quais) de clientes residenciais

0,0%

Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.

Menos testes à velocidade de Internet

Numa semana em que se verificou uma menor utilização de dados, registou-se também uma redução dos testes realizados para aferir a velocidade do acesso à Internet com o NET.mede.

Na semana de 18 a 24 de maio de 2020, nos acessos fixos residenciais registou-se uma média diária de 4021 testes, o que representa um decréscimo de 14% face ao verificado na semana anterior. O horário principal ocorreu entre as 14 e as 17 horas, com um ligeiro pico às 15 horas. Estes resultados refletem, entre outros, o efeito do teletrabalho e do ensino à distância.

No que respeita aos acessos móveis, foram realizados 1090 testes, menos 0,5% face à semana anterior, com registo de pico às 19 e entre as 21 e as 22 horas.

Lisboa, Porto e Oeiras continuaram a ser os concelhos com maior número de testes, tantos nos acessos fixos residenciais como nos móveis.

Tráfego de encomendas postais diminuiu 5%

O tráfego de encomendas também caiu nesta semana (5%), face à semana anterior. Depois do mínimo atingido na semana posterior ao início do estado de emergência, o tráfego de encomendas iniciou uma recuperação que o fez ultrapassar (semana de 13 a 19/04) os valores contabilizados nas semanas anteriores à declaração de pandemia e atingir um máximo na semana posterior ao final do estado de emergência e ao início do desconfinamento (4 a 10/5). Nas últimas duas semanas, o tráfego caiu, mas está 18% acima do valor do período pré-COVID19.

Figura 2 – Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020

Figura 2 - Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020

Unidade: 1 encomenda
Fonte: ANACOM

As encomendas nacionais e as encomendas enviadas para outros países diminuíram 6% e 4%, respetivamente. As encomendas recebidas do exterior diminuíram 1%.

Variação percentual do tráfego de encomendas postais face a semana anterior

 

Semana de
18 a 24/05/2020

Nacional

-6%

Internacional de saída

-4%

Internacional de entrada

-1%

TOTAL

-5%

Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.

O volume de todos tipos de encomenda encontra-se ainda acima dos valores contabilizados na semana anterior à declaração de pandemia (semana de 02/03 a 8/03/2020).

Variação percentual do tráfego de encomendas postais face ao período pré-COVID19

 

Semana de
18 a 24/05/2020

Nacional

18%

Internacional de saída

5%

Internacional de entrada

26%

TOTAL

18%

Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.

Reclamações também descem

Ao nível das reclamações, também se assiste a uma redução. Entre os dias 16 e 22 de maio, foram apresentadas 1956 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, menos 12% do que na semana anterior.

As reclamações sobre comunicações eletrónicas caíram 12% e representam 65% do total do sector, enquanto as reclamações sobre serviços postais representam 35%, tendo caído igualmente 12% nesta semana.

Apesar da redução do número de reclamações sobre telecomunicações, registou-se um aumento das queixas relacionadas com o cancelamento de serviços, a velocidade da Internet e com os equipamentos. Os problemas com a gestão dos contratos, o cancelamento e a avaria de serviços continuam a ser os assuntos mais reclamados pelos utilizadores. A Vodafone foi o operador mais reclamado pela segunda semana consecutiva.

No sector postal, as reclamações diminuíram no total, mas assistiu-se a um aumento das reclamações contra alguns dos prestadores postais de menor dimensão. O atraso na entrega continua a ser o assunto mais reclamado, tendo registado um ligeiro aumento. O extravio ou atraso significativo é o segundo assunto mais referido pelos utilizadores pela segunda semana consecutiva. Os CTT continuam a ser o operador mais reclamado neste sector. 

Infografia ''Serviços de Comunicações em Portugal - Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores'' semana de 16 a 22 de maio de 2020''
(Clique na imagem para ver a infografia numa nova janela) 


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