Índice Nacional de Satisfação do Cliente 2019


Foram recentemente divulgados os resultados da edição de 2019 do ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente relativo ao sector das comunicações. O estudo abrange nomeadamente os serviços postais, o serviço telefónico fixo (STF), o serviço telefónico móvel (STM), a televisão por subscrição (STVS) e a Internet fixa e móvel.

Globalmente os serviços de comunicações têm um nível de satisfação de 7,22 pontos e um índice de reclamações de 6,87 pontos.

Em termos de análise por serviço, os clientes do STM são os que detêm o índice de satisfação global mais elevado (7,35 pontos), seguindo-se o STF (7,34 pontos), a Internet móvel (7,25 pontos), o STVS (7,13 pontos) e, por fim, a Internet fixa (7,03 pontos).

Relativamente ao índice de reclamações, a Internet fixa foi um dos serviços mais reclamados com 30,6%, seguido da Internet móvel com 25,5%, do STM com 24,8%, da STVS com 22,8, e, finalmente, do STF com 12,1%.

O projeto ECSI é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente, que abrange vários sectores de atividade económica: águas, banca, seguros, comunicações, energia, transportes públicos de passageiros. O ECSI é desenvolvido desde 1999 por uma equipa constituída pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), o Instituto Português da Qualidade (IPQ) e NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa.


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