Sexta e quinta reunião do grupo de trabalho sobre o futuro dos cabos submarinos que asseguram as ligações de comunicações Continente-Açores-Madeira


Teve lugar a 26 de novembro de 2019, na sede da ANACOM, em Lisboa, a sexta reunião do grupo de trabalho (GT) criado com o objetivo de proceder ao estudo e à análise da configuração técnica e financeira mais adequada para a substituição atempada dos cabos submarinos que asseguram as ligações de comunicações entre o Continente, os Açores e a Madeira (CAM).

Esta reunião contou com a participação da Altice Portugal, da NOS Comunicações, da Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais e da NOWO/ONI. Os operadores apresentaram os seus pontos de vista sobre a perspetiva de utilização do novo Anel CAM, identificaram requisitos técnicos e apresentaram sugestões (configuração, capacidade e modelo de negócio). A Altice Portugal expôs os planos de contingência para fazer face à possibilidade de retirada antecipada das ligações internacionais nas quais a ligação CAM se suporta ou à necessidade de prolongamento do seu tempo de vida útil, caso seja necessário.

Foram discutidos modelos de configuração do Anel CAM, tendo o GT convergido em opções de configuração.

Os representantes no grupo prestaram esclarecimentos e partilharam informação sobre desenvolvimentos ocorridos desde a quinta reunião, que teve lugar a 15 de novembro com a participação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que apresentou os projetos de conectividade entre as comunidades de investigação e ensino.

Nesta reunião (15 de novembro), para além de alguns pontos comuns à sexta reunião - partilha de informação sobre desenvolvimentos ocorridos e debate sobre modelos de configuração do Anel CAM -, o grupo tinha também discutido modelos de negócio e de financiamento, tendo em conta a possibilidade de financiamento comunitário. Neste contexto, foram debatidos diversos mecanismos de apoio que poderão ser equacionados para este projeto.

A próxima reunião do grupo de trabalho terá lugar a 16 de dezembro de 2019.