Migração da rede de TDT começou com alteração do emissor de Odivelas Centro


O emissor de Odivelas Centro já passou do canal 56 para o canal 35, num processo que marca o arranque da migração da rede de TDT, com vista à libertação da faixa dos 700 MHz para o 5G. Com a mudança do emissor para a nova frequência as pessoas que recebem o sinal de televisão através deste emissor ficaram sem imagem no seu televisor (ecrã negro), tendo que fazer a sintonia da sua televisão ou do descodificador de TDT, utilizando o comando do respetivo aparelho.

O processo é simples, mas quem precisar de ajuda poderá ligar para o 800 102 002, o número gratuito disponibilizado pela ANACOM para este efeito, que hoje e quinta-feira funcionará entre as 9h00 e as 24h00. A partir daí o horário de atendimento é entre as 9h00 e as 22h00, todos os dias.

Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia do televisor ou do descodificador de TDT sozinhas ou com o apoio do call center, a ANACOM poderá agendar a deslocação de técnicos a casa das pessoas, para ajudarem a sintonizar os equipamentos. Este serviço é gratuito.

Releva-se ainda que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador; e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga.

Esta informação já foi distribuída a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração de frequência do emissor de Odivelas Centro: todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.

Desde dia 18, a ANACOM tem promovido um roadshow na região potencialmente servida pelo emissor de Odivelas Centro, para reforçar a informação à população. Este roadshow termina hoje, dia da alteração do emissor, na União de Freguesias de Ramada e Caneças. De manhã esteve na Ramada, nas imediações da Junta de Freguesia, seguindo depois para Caneças, onde estará durante a tarde, no Jardim do Corte.

A ANACOM tem no seu site e no portal do consumidor um vídeo que explica este processo, bem como, um conjunto de perguntas frequenteshttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=378617 sobre o processo de migração da rede de TDT.

Vê televisão gratuita? Conhece quem veja? Saiba como sintonizar as novas frequências da TDT através deste vídeo.https://www.youtube.com/embed/cZn8SyO7Ob4?rel=0&autoplay=1

Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, o processo prosseguirá a nível nacional no início de fevereiro.