ANACOM e Câmara de Odivelas assinam protocolo sobre a TDT


A ANACOM e a Câmara Municipal de Odivelas assinaram no dia 21 de outubro um protocolo que estabelece os termos da colaboração no apoio às populações, no âmbito do processo de migração da televisão digital terrestre (TDT). Assinaram o protocolo, João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, e Hugo Martins, presidente da Câmara  Municipal de Odivelas, num cerimónia que contou com a presença dos presidentes das juntas de freguesia do concelho, entre outros responsáveis.

Nos termos do protocolo estabelecido, a autarquia irá colaborar com a ANACOM a diversos níveis, nomeadamente no que respeita à divulgação da informação, em particular à população mais idosa e carenciada.

O concelho de Odivelas será o primeiro a fazer a migração da rede de TDT, no dia 27 de novembro, constituindo a fase piloto deste processo que consiste na alteração do emissor de Odivelas Centro, que passará do canal 56 para o canal 35. Esta alteração abrange, além do concelho de Odivelas, as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.

No dia 27 de novembro, as pessoas que estejam a receber o sinal através do emissor de Odivelas Centro ficarão sem imagem no seu televisor e terão que proceder à sintonia da televisão ou da box de TDT, para continuarem a ver televisão como até aqui. Não será necessário substituir ou reorientar antenas, nem trocar de televisão ou de box. Também não será necessário subscrever serviços de televisão paga.

A assinatura do protocolo foi antecedida de uma reunião de trabalho, realizada no dia 16, com o objetivo de dar a conhecer o processo de mudança da TDT e prestar esclarecimentos sobre todos os aspectos associados à fase piloto.

ANACOM e Câmara de Odivelas assinam protocolo sobre a TDT

Da esquerda para a direita: Hugo Martins, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, e João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM