A Comissão Europeia (CE) publicou, a 11 de junho de 2019, o relatório “Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade” (IDES) de 2019, que monitoriza o desempenho digital global da Europa e acompanha o progresso dos países da União Europeia (UE) relativamente à sua competitividade digital.
Nesta edição do IDES, os capítulos temáticos apresentam uma análise a nível europeu da conectividade em banda larga, das competências digitais, da utilização da Internet, da digitalização das empresas, dos serviços públicos digitais, do sector das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e das suas despesas de investigação e desenvolvimento (I&D), bem como da utilização pelos Estados-Membros (EM) dos fundos Horizonte 2020.
Portugal posiciona-se globalmente em 19.º lugar entre os 28 EM da UE. Em comparação com a edição anterior do IDES, o país registou uma pontuação ligeiramente superior.
Especificamente no que respeita à dimensão “conectividade”, o relatório analisa o desenvolvimento da infraestrutura de banda larga fixa e móvel e a sua qualidade, dimensão na qual Portugal ocupa o 18.º lugar. O país dispõe de uma boa cobertura de banda larga ultrarrápida (76% dos agregados familiares em comparação com a média da UE de 60%) e de adesão (50% em comparação com a média da UE de 20%). A taxa de utilização de banda larga móvel continua a registar atraso em relação à média da UE (70 assinaturas por cada 100 pessoas comparativamente com a média da UE de 96 assinaturas por cada 100 pessoas). Em relação à cobertura móvel 4G, Portugal está dois pontos percentuais acima da média da UE com 96%. Os preços das comunicações móveis em banda larga para telemóveis desceram no último ano (de 29,8 para 25,7 euros) mas mantêm-se acima da média da UE (22,3 euros).
Quanto às dimensões “capital humano” (que avalia as aptidões básicas e avançadas e a utilização de Internet) e “utilização de serviços Internet”, Portugal ocupa a 23.ª posição.
Portugal destaca-se, no entanto, no âmbito das dimensões “integração das tecnologias digitais” e “serviços públicos digitais”, ocupando o 11.º e 9.º lugares respetivamente. Neste contexto, são destacados os progressos do país no que diz respeitos à utilização de serviços de computação por parte das empresas e o aumento do número de empresas que fazem vendas online. Em relação aos serviços digitais, o nível de interação online dos utilizadores da Internet com as autoridades públicas aumentou significativamente face a 2017 (de 58% para 70%). Quanto à prestação integral de serviços em linha, Portugal está muito acima da média da UE, com 99 pontos face aos 87 pontos da média da UE.
Mais informação:
- The Digital Economy and Society Index (DESI) https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/desi
- Countries' performance in digitisation https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/progress-country
- Countries' performance in digitisation - Portugal https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/scoreboard/portugal