Decorreram em Berna (Suíça), a 21 e 22 de fevereiro de 2019, as reuniões do Grupo Integração dos Sistemas de Remuneração (GIR) do Conselho de Operações Postais (COP) e do Expert Team A sobre Remuneração (ETR) da Comissão 2 (Obrigações do Serviço Universal, Assuntos Regulatórios e Regulação Postal) do Conselho de Administração (CA) da União Postal Universal (UPU), bem como a reunião conjunta do ET e do GIR.
Nestas reuniões foi apresentado o ponto de situação sobre os estudos destinados a apoiar a elaboração de propostas para um sistema de remuneração integrada bem como a análise da remuneração dos pacotes postais. Foram, igualmente, apresentadas as 5 opções em análise, inclusivamente uma descrição mais pormenorizada da opção 5 sobre taxas autodeclaradas. Os membros foram convidados a manifestar a respetiva preferência relativamente às 5 opções de forma a reduzir o número de opções a apresentar ao CA/COP de abril próximo. Neste contexto, as duas opções preferidas dos membros foram a opção 2 que apresenta alterações ao atual sistema de remuneração baseando-se na continuação da aplicação dos parâmetros e da metodologia aprovada por consenso no Congresso de Istambul em 2016, e a opção 5 que assenta nas taxas autodeclaradas.
Por último, a Secretaria Internacional (SI) apresentou as ações possíveis para a tomada de decisão dos Países Membros em matéria de remuneração dos pacotes postais, nomeadamente a realização de uma votação à distância ou a realização de um Congresso Extraordinário.