Decorreu em Berna (Suíça), a 25 de janeiro de 2019, a reunião do Expert Team sobre Remuneração (ETR) da Comissão 2 (Obrigações do Serviço Universal, Assuntos Regulatórios e Regulação Postal) do Conselho de Administração (CA) da União Postal Universal (UPU).
Nesta reunião foi apresentado um resultado preliminar e parcial das respostas dos países membros aos inquéritos enviados pela Secretaria Internacional (SI) relativamente ao impacto do sistema de remuneração no mercado nas vertentes regulatória, de tarifas internas e dos custos de fornecimento dos serviços de base.
O presidente do grupo integração dos sistemas de remuneração (GIR) do Conselho de Operações Postais (COP) apresentou as 5 opções em análise relativamente à remuneração das pequenas encomendas (formato E). Ficou acordado no COP que o GIR, até à reunião de fevereiro, iria analisar as 5 opções, efetuar uma análise de impacto no mercado e elencar as respetivas alterações aos Atos (Convenção e Regulamentos) com o objetivo de se apresentar uma proposta baseada nas opções 1 a 3 e uma proposta baseada nas opções 4 e 5 na S5 do CA/COP.
A Bélgica apresentou uma proposta de questionário sobre os impactos financeiros e operacionais do sistema de remuneração da UPU, com o objetivo de apresentar a versão final para aprovação na S5 do CA.
Por último, a Conferência Postal da UPU sobre “Sistemas de remuneração da UPU: novas fronteiras para o mundo antigo?” terá lugar no dia 9 de abril de 2019.
A próxima reunião do ETR ficou agendada para o dia 21 de fevereiro seguida de uma sessão conjunta com o GIR do COP no dia 22 de fevereiro, em Berna.