Candidaturas ao WiFi4EU decorrem até às 16h do dia 5 de abril


As câmaras municipais poderão submeter amanhã, dia 4 de abril, às 12 horas de Portugal Continental, a sua candidatura no âmbito da iniciativa WiFi4EU. O prazo para o fazerem termina no dia 5 às 16 horas. Para esta segunda fase, a Comissão Europeia (CE) tem um orçamento total de 51 milhões de euros, sendo atribuídos 3400 vales pelos municípios europeus, no valor de 15 mil euros cada um.

O critério de seleção dos municípios a quem serão atribuídos vouchers é o da “ordem de chegada” da candidatura no portal. Assim, as câmaras municipais concorrentes devem procurar fazer a sua candidatura logo no primeiro momento. Todas as câmaras municipais que pretendam beneficiar deste financiamento devem proceder à inscrição/registo no referido portal ou, caso já estejam registados e não tenham sido contemplados com um vale na convocatória que decorreu de 7 a 9 de novembro de 2018, confirmar os seus contactos e elementos de identificação. Os 127 municípios que receberam vouchers na 1ª fase do programa (ver imagem) não se poderão candidatar agora.

Conforme indicado pela Comissão Europeia prevê-se que a avaliação das candidaturas desta convocatória ocorra ainda em abril e que a divulgação dos resultados tenha lugar em maio.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia, que tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:

  • a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
  • o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi e será atribuído diretamente pela Comissão Europeia (CE) às câmaras municipais.

Municípios que receberam vouchers na 1ª fase e que agora não se poderão candidatar:

Mapa (municípios contemplados na 1.ª fase)


Consulte: