ANACOM reúne com Câmara de Palmela para debater problemas do sector


ANACOM reuniu com a Câmara Municipal de Palmela, a pedido desta autarquia, numa sessão de trabalho em que foram dadas a conhecer a esta Autoridade as preocupações sentidas relativamente ao sector das comunicações eletrónicas.

A proliferação de cabos e antenas no centro histórico da vila, mais concretamente em torno do castelo de Palmela, foi um dos problemas apontados na reunião que decorreu no passado dia 13 de março de 2019. No que respeita às antenas, na maioria dos casos não cumprem os procedimentos de licenciamento camarário, além de desfigurarem a paisagem, originando também muitas críticas da população residente na área.

A autarquia defendeu uma alteração do processo de licenciamento e solicitou a colaboração da ANACOM na avaliação da situação atual na zona histórica, tendo em vista identificar soluções que permitam a sua correção. A edilidade manifestou ainda o seu desagrado pelo excesso de cabos nas fachadas das casas do centro histórico e pela forma desordenada como os cabos estão suspensos pelas ruas da vila, que em muitos casos nem estão a ser utilizados, mas que também não são retirados.

A Câmara afirma-se disponível para encontrar soluções que permitam promover o enterramento dos cabos em substituição dos traçados aéreos e nas fachadas dos edifícios e referiu um entendimento com um operador, no passado, que permitiu retirar as antenas de televisão dos telhados das casas.

Na reunião, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Álvaro Amaro, da Vereadora Fernanda Pésinho, e de Marco Alves e Teresa Machado, dos gabinetes de gestão do espaço público e do centro histórico, foi ainda referido o descontentamento dos munícipes com o serviço prestado pelos CTT – Correios de Portugal.

Por parte da ANACOM estiveram na reunião o Presidente do Conselho de Administração, João Cadete de Matos, a Administradora Isabel Areia, o Diretor de Fiscalização, António Vassalo, os Chefes de Divisão Miguel Henriques e Nuno Castro Luís, e Ilda Matos, Assessora de Imprensa.

A ANACOM reuniu, a 13.03.2019, com a Câmara Municipal de Palmela para debater problemas do sector.