A ANACOM assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado mundialmente a 15 de março, com o lançamento de um vídeo sobre a utilização do livro de reclamações.
Saber reclamar é um dos principais instrumentos ao alcance dos consumidores quando pretendem resolver um conflito com um operador. Este vídeo esclarece como exercer o direito a reclamar de forma mais eficaz, através do livro de reclamações.
https://www.youtube.com/embed/ntVJXfI9ciA?rel=0&autoplay=1
A ANACOM divulga igualmente uma infografia com os dados estatísticos mais relevantes sobre o consumidor de comunicações eletrónicas em 2018.
Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, participa também no painel “A Política Pública de Defesa do Consumidor” da sessão de apresentação do Estudo sobre a Política de Defesa do Consumidor em Portugal, organizada pela Direção Geral do Consumidor https://www.consumidor.gov.pt/comunicacao/noticias/comemoracoes-do-dia-mundial-dos-direitos-do-consumidor-conferencia-novos-desafios-para-o-consumidor.aspx.
Este evento anual marca a data em que o Presidente John Kennedy sublinhou os direitos do consumidor durante a sua intervenção no Congresso dos Estados Unidos da América em 1962.
Consulte:
- Dia do Consumidor - ANACOM pretende assegurar proteção máxima dos direitos dos consumidoreshttps://www.anacom-consumidor.pt/-/anacom-pretende-assegurar-protecao-maxima-dos-direitos-dos-consumidores
- Dia do Consumidor - Esclareça todas as suas dúvidas sobre o Livro de Reclamaçõeshttps://www.anacom-consumidor.pt/-/dia-do-consumidor-esclareca-todas-as-suas-duvidas-sobre-o-livro-de-reclamacoes
- Pergunte à ANACOM - Livro de reclamaçõeshttps://www.anacom-consumidor.pt/livro-reclamacoes
Mais informação:
- European Consumer Day 2019 https://europa.eu/newsroom/events/european-consumer-day-2019_en
- World Consumer Rights Day 2019: Trusted Smart Products https://www.consumersinternational.org/what-we-do/world-consumer-rights-day/trusted-smart-products/