ANACOM reúne com autarcas para fazer levantamento de problemas nas comunicações


ANACOM reuniu no dia 8 de janeiro com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e com a autarquia de Terras de Bouro para fazer um levantamento dos problemas sentidos pelos autarcas em matéria de comunicações. A ausência de cobertura de redes móveis e de internet de alta velocidade, o encerramento de estações de correios e as dificuldades na receção de TDT foram os problemas apontados.

ANACOM reúne com autarcas para fazer levantamento de problemas nas comunicações

Na reunião com a ANMP, que contou com a presença do presidente Manuel Machado e do secretário-geral Rui Solheiro, o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, destacou a importância de prosseguir o esforço de cobertura do país, incluindo as zonas mais remotas, com redes de fibra ótica, uma vez que o acesso à tecnologia é um elemento fundamental para evitar a desertificação do País e promover a coesão do território.

Neste contexto relevou ainda a importância da partilha de infraestruturas, para que as redes e serviços possam chegar a todos os locais, mesmo aos que têm uma fraca densidade populacional e onde o retorno do investimento será mais difícil. Na reunião, que contou ainda com a presença do vice-presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, do administrador Sandro Mendonça, e da assessora de imprensa, Ilda Matos, o presidente da ANACOM relevou a importância de os operadores móveis estabelecerem acordos de roaming, e não apenas em situações de emergência.

As preocupações em matéria de televisão digital foram outro tema abordado, tendo sido referido que a ANACOM está a trabalhar com várias entidades para fazer um levantamento da situação existente em todo o território e foi acordada a colaboração da ANMP no levantamento das dificuldades existentes no país, de modo a que se possa fazer um diagnóstico que permita encontrar soluções para os casos em que existam famílias sem acesso à televisão digital gratuita. Pretende-se, também, aproveitar a migração associada à libertação da faixa dos 700 MHz, onde funciona atualmente a TDT, para melhorar as condições de receção do sinal e permitir que todos vejam assegurado o seu direito a ver televisão gratuita.

ANACOM reúne com autarcas para fazer levantamento de problemas nas comunicações

O encerramento das estações de correios e a sua substituição por postos nos quais, em muitos casos, a prestação do serviço não tem qualidade equivalente à das estações, foi outro tema, tendo sido realçado o papel das autarquias neste processo, para assegurar que os seus munícipes não são lesados. Isto foi o que aconteceu em Terras de Bouro, segundo afirmou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo (à direita na fotografia), na reunião com o presidente e com o administrador da ANACOM. A reunião havia sido solicitada pelo autarca para encontrar soluções que permitam melhorar a receção da TDT e a cobertura do concelho com redes de banda larga.