Serviço telefónico fixo - 1.º semestre de 2018



Sumário executivo

88,4% das famílias dispõem do serviço telefónico fixo

No final do primeiro semestre de 2018 (1S2018), a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu 48,5 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 88,4 por 100 famílias clássicas. No entanto, segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no primeiro semestre de 2018, cerca de 31,6% dos clientes de STF não utilizava o serviço.

Redes de nova geração responsáveis pelo crescimento do número de acessos

O parque de acessos telefónicos principais atingiu quase 5 milhões de acessos, mais 4,3% relativamente ao semestre homólogo. O crescimento verificado (+208 mil acessos equivalentes), deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (+445 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.

No final do primeiro semestre de 2018, os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (acessos analógicos e RDIS) representavam 67,7% dos acessos telefónicos principais.

91,5% dos clientes adquiram o serviço integrado em pacote

No primeiro semestre de 2018 o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 3,99 milhões. Em comparação com o semestre homólogo, o número de clientes aumentou 2%.

O crescimento registado está associado à crescente popularidade das ofertas em pacote que integram telefonia fixa. Cerca de 91,5% dos clientes do STF tinha adquirido este serviço integrado num pacote, mais 1,6 p.p. do que no primeiro semestre de 2017.

Tráfego originado na rede fixa diminuiu 7,5%

O volume de minutos originado na rede fixa diminuiu 7,5% em relação ao primeiro semestre de 2017. O tráfego em minutos encontra-se em queda desde o início de 2013. A descida do tráfego está associada ao aumento da penetração dos pacotes “4P/5P”, que incluem serviços móveis com chamadas gratuitas para todas as redes e, ainda, à crescente penetração de serviços Over-the-top (OTT)1.

Utilizador médio consome 86 minutos de chamadas por mês

Em média, por mês, foram consumidos 86 minutos por acesso: 61 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

MEO lidera em termos de clientes

No final deste período, a MEO era responsável por 42,4% dos clientes do serviço. A quota do Grupo NOS foi de 37,0%. A Vodafone foi o prestador com a terceira maior quota de clientes de acesso direto (16,5%).

Resumo gráfico: serviço telefónico fixo - 1.º semestre de 2018.

Notas
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1 Os serviços Over-the-top são serviços prestados através da Internet por prestadores alternativos aos prestadores de serviços de comunicações eletrónica tradicionais (p.ex. Skype, WhatsApp, Wechat).