No âmbito do 11.º Congresso do Comité Português da URSI, Luísa Mendes, Presidente do Comité Português da URSI, entregou os prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award (edição de 2017), que têm como objetivo, respetivamente, estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal e incentivar os jovens autores.
O vencedor do Prémio ANACOM-URSI Portugal foi João Monteiro Felício, pelo seu trabalho de investigação de grande impacto científico e social "Rastreio de Cancro da Mama por Microondas: Validação Experimental”.
João Felício terminou o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico (IST) em 2014. Para além de ser aluno de doutoramento no IST e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), é ainda, desde setembro de 2017, professor assistente convidado no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Em 2015, no 9.º Congresso do Comité Português da URSI, já tinha sido distinguido pelo melhor poster apresentado por um estudante, com o trabalho “Imagiologia por microondas para deteção de alvos em Phantoms Humanos utilizando um algoritmo de radar no domínio da frequência”.
No que respeita ao Best Student Paper Award, o 1.º lugar foi para Carolina Gouveia, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, na Universidade de Aveiro, com o trabalho “Bio-radar performance evaluation for different antenna design”.
O 2.º lugar foi atribuído a Hafssaa Latioui, do IT, pelo trabalho “Electromagnetic transparency in a material with two distinct topological phases”, e o 3.º lugar a Vera da Silva Pedras, do IST, pelo trabalho “Desenvolvimento de modelos de QoE (No Reference) para voz e Web Browsing baseados em medidas rádio 3G/4G”.
Consulte:
Prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award – edição de 2017https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1423610
Fotografias: