Resultados da 32.ª plenária do BEREC


A 32.ª reunião plenária do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) teve lugar a 5 e 6 de outubro de 2017, em Bucareste (Roménia), presidida por Sébastien Soriano (Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes - ARCEP).

De entre os resultados desta plenária, destaca-se a decisão de desenvolver uma ferramenta comum que auxilie as autoridades reguladoras nacionais (ARN) a monitorizar a qualidade dos serviços de acesso à Internet e a detetar eventuais práticas ilegais de gestão de tráfego.

No âmbito da neutralidade da rede, foi igualmente aprovada a metodologia de análise regulatória, construída com base nas melhores práticas e em orientações anteriores do BEREC sobre monitorização da qualidade de serviço do acesso à Internet. Esta metodologia foi desenvolvida para assistir as ARN na implementação das linhas de orientação do BEREC sobre a neutralidade da rede.

Destaca-se também a publicação da declaração do BEREC sobre a necessidade de assegurar a independência das ARN de forma a favorecer a previsibilidade regulatória para apoiar o investimento e a inovação a longo prazo. Esta declaração sublinha o papel crucial das ARN na promoção efetiva do mercado interno e a importância de um conjunto mínimo de competências para assegurar um progresso significativo nesta matéria.

Foram ainda lançadas três consultas públicas:

Os interessados podem participar até 8 de novembro de 2017 através da plataforma online do BEREC para consultas públicas Link externo.https://consultations.berec.europa.eu/en/page/berec.

Está disponível no canal YouTube do BEREC o vídeo da sessão pública de informação Link externo.https://www.youtube.com/watch?v=DZ0ohkZ7fDM, realizada a 11 de outubro, em Bruxelas (Bélgica), para apresentação dos resultados da 32.ª reunião plenária. Nesta sessão pública de esclarecimento foi lançado um vídeo Link externo.https://www.youtube.com/watch?v=VRlI4HAyxOQ&feature=youtu.be com o objetivo de apresentar o papel passado e futuro do BEREC para implementação das regras relacionadas com a neutralidade da rede.


Mais informação: