A Comissão Europeia lançou, a 12 de maio de 2017, uma consulta pública sobre a revisão das regras relativas ao domínio de topo .eu, a qual decorre até 8 de agosto de 2017.
O domínio de topo .eu representa a "marca digital online" da União Europeia (UE) e fornece um domínio europeu único para organizações e indivíduos residentes nos Estados-Membros da UE, bem como na Islândia, no Liechtenstein e na Noruega. Em março de 2017, o domínio de topo .eu era o sétimo maior “código de país” em todo mundo, com mais de 3,7 milhões de registos.
Ajudar as múltiplas entidades da UE, públicas e privadas, a adquirir uma maior visibilidade e uma identidade europeia no ambiente virtual da Internet foi o objetivo da criação do domínio de topo .eu. O .eu fornece uma ligação claramente identificada com a UE, o quadro jurídico associado e o mercado único europeu. É um elemento fundamental para o comércio eletrónico na Europa e para o reforço do mercado único digital, contribuindo para uma verdadeira identidade online europeia.
Desde a entrada em vigor dos regulamentos .eu ocorreram várias mudanças, quer no mercado dos nomes de domínio, que é agora muito mais dinâmico e competitivo, quer na própria UE. Por conseguinte, justifica-se a reavaliação das regras em vigor relativas ao domínio .eu, nomeadamente, se ainda estão adequadas aos fins específicos a que se destinam ou se devem ser alteradas ou atualizadas.
Os interessados podem enviar contributos através do inquérito online disponível para o efeito em public consultation on the revision of the .EU regulation https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DotEUConsultation.
Mais informação:
- Commission launches a public consultation on the review of the rules on the .eu top-level domain https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/commission-launches-public-consultation-review-rules-eu-top-level-domain