67% das famílias em Portugal usam redes de alta velocidade


No final do 3.º trimestre de 2016, as redes de nova geração que permitem Internet fixa em banda larga eram utilizadas por 67,3% das famílias portuguesas. No total, o número de acessos à Internet de banda larga fixa ascendia a 3,3 milhões.

A fibra ótica, com 1,014 milhões de acessos, passou a ser a segunda principal forma de acesso à banda larga fixa, com 30,5% do total, a seguir à rede de cabo, que ainda representa a maioria dos acessos, 1,1 milhões ou 33,1% do total. O ADSL passou a ser a terceira forma de acesso à banda larga fixa, com 29% dos acessos, enquanto o LTE em local fixo representava 7,2% do total de acessos.

O número de acessos através de fibra ótica aumentou 7% no 3.º trimestre, valor que sobe para 31,1% se a comparação for feita com o trimestre homólogo, sendo a tecnologia que mais contribui para o aumento do número de acessos. No final do trimestre, o total de acessos à Internet fixa ascendia a 3,32 milhões de acessos.

Relativamente à quota de mercado nos acessos fixos, a MEO atingiu os 41,8% (menos 3,2 pontos percentuais face ao trimestre homólogo), seguindo-se o Grupo NOS com uma quota de 37,2% (mais 1,2 pontos percentuais) e a Vodafone com 16,7% (mais 2,7 pontos percentuais). O grupo APAX (Cabovisão e ONI) tinha 4,1% dos acessos.

No total, o tráfego de acesso à Internet em banda larga aumentou 10% no 3.º trimestre, sobretudo devido à subida de 9% do tráfego da banda larga fixa, que representa cerca de 94,7% do total. A MEO tinha a quota de tráfego de banda larga fixa mais elevada (42,5%), seguindo-se a NOS e a Vodafone com 33,6% e 18%, respetivamente. O grupo APAX tinha 4,9% do tráfego gerado.

Estima-se que no final de setembro cerca de 98,6% dos clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa tenham adquirido o serviço no âmbito de um pacote de serviços.

Quanto à banda larga móvel, o número de utilizadores efetivos aumentou 8,2% em relação ao trimestre anterior e 12,2% face ao trimestre homólogo, atingindo 6,14 milhões. No caso da banda larga móvel, 41,3% dos clientes ativos pertenciam à MEO (menos 1,7 pontos percentuais face ao trimestre homólogo); seguindo-se a NOS com 30,8% (mais 3,3 pontos percentuais) e a Vodafone com 27,4% (menos 1,8 pontos percentuais). Em abril de 2016, a Cabovisão e a Onitelecom lançaram ofertas comerciais de serviço de banda larga móvel.

O tráfego de acesso à Internet através dos acessos móveis aumentou 31,4% neste trimestre. A NOS tinha a quota de tráfego de Internet móvel mais elevada (36,4%), seguindo-se a Vodafone e a MEO com 32,3% e 31,2%, respetivamente.

As receitas provenientes do serviço de acesso à Internet fixo stand-alone e de pacotes de serviços que incluem este serviço totalizaram, nos primeiros nove meses de 2016, cerca de 1.255,2 milhões de euros (mais 12,1% que no período homólogo). As receitas do serviço de acesso à Internet móvel atingiram os 258,4 milhões, um valor superior em 12,8% ao registado no período homólogo.


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