Pacotes de serviços conquistam mais 262 mil clientes


No final do 3.º trimestre de 2016, 84,3 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços. O número de subscritores destas ofertas atingiu 3,4 milhões, um crescimento de 8,2% face ao período homólogo e que se traduziu num aumento de 262 mil clientes.

As ofertas quintuple play (5P) que integram banda larga fixa, serviço fixo de telefone, TV por subscrição, serviço telefónico móvel e banda larga móvel, passaram a ser as mais utilizadas, tendo atingido 1, 391 milhões de subscritores (40,4% do total dos clientes de pacotes), ultrapassando a modalidade triple play (3P) que integra o serviço fixo de telefone, banda larga fixa e televisão por subscrição, que tem 1,388 milhões de subscritores (40,3% do total).

Para a aceleração no crescimento do número de subscritores de serviços em pacote contribuiu o aumento dos pacotes 3P (mais 36 mil subscritores) e o aumento atípico da modalidade do 2P (serviço fixo de voz e banda larga fixa), que angariou mais 33 mil subscritores, crescendo 22,3%. Os pacotes 5P deixaram de ser os principais responsáveis pelo crescimento do multiple play (registaram 33 mil novos subscritores, o mesmo número do 2P.

No final do 3.º trimestre de 2016, as receitas dos serviços em pacote atingiram 1,25 mil milhões de euros (mais 11,5% em termos homólogos). A receita média mensal por subscritor foi de 41,52 euros.

Em termos de número de subscritores, a MEO era o prestador com maior quota de serviços em pacote (40%), seguindo-se a NOS (39,5%), a Vodafone (15,5%) e o grupo APAX, com 5%. A Vodafone foi o prestador que mais aumentou a sua quota de subscritores no 3.º trimestre, embora tenha sido a MEO que adquiriu mais subscritores em termos líquidos. A NOS liderava nas modalidades 2P, 3P e 4P, enquanto a MEO liderava na modalidade 5P.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 43,4%, seguindo-se a NOS com 39% e a Vodafone com 13,3%. O grupo APAX tinha 4,3% das receitas.


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