O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente o resultado dos inquéritos à utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) pelas famílias e pelas empresas em 2016.
O inquérito do INE destinado às famílias revela que, em 2016, 74% das famílias portuguesas têm acesso à Internet em casa, a maioria em banda larga, sendo este o tipo de acesso predominante entre as famílias com crianças (94%) e entre as que residem na região de Lisboa (82%). Neste período, 23% das pessoas efetuaram encomendas via Internet, sendo uma prática mais frequente para quem completou o ensino superior (53%) e para quem tem idade entre 25 e 34 anos (44%). As redes sociais registam uma participação de 74% dos utilizadores de Internet em Portugal.
Em termos empresariais, o inquérito indica que, em 2016, 70% das empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço acedem à Internet em banda larga móvel. Destas, 64% das empresas têm website, 45% utilizam as redes sociais como estratégia de ligação a clientes, fornecedores ou parceiros de negócio e 41% enviam faturas eletrónicas a outras empresas ou entidades públicas. É também referido que 18% das empresas adquiriram serviços de cloud computing, principalmente de correio eletrónico. De notar ainda que 13% das empresas analisaram big data em 2015, tendo principalmente como fonte a geolocalização de dados a partir de dispositivos portáteis (57%) e a utilização de dados gerados a partir de meios de comunicação digital (54%).
Mais informação:
- Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias em 2016 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=250254698&DESTAQUESmodo=2
- Sociedade da Informação e do Conhecimento - Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas em 2016 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=250254574&DESTAQUESmodo=2