53.ª reunião da ECC PT1 - Budapeste


Teve lugar em Budapeste (Hungria), de 12 a 16 de setembro de 2016, a 53.ª reunião da Equipa de Projeto 1 do ECC (ECC PT1) sobre Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT), sob a presidência de Steve Green (Reino Unido). Estiveram presentes cerca de 100 participantes contando, entre outros, com a presença de representantes das administrações, do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), da Comissão Europeia (CE), de operadores e de fabricantes.

A ECC PT1 é o responsável por todos os assuntos sobre o IMT, tendo por missão, entre outros aspectos, desenvolver medidas de harmonização para as faixas identificadas para o sistema IMT, incluindo as respetivas canalizações e condições técnicas, efetuar estudos de partilha/compatibilidade e coordenar as posições europeias no seio do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R). Adicionalmente, irá também liderar a preparação da posição da CEPT, no âmbito das questões da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) relativas ao espectro adicional para sistemas móveis/IMT (sistemas 5G).

De destacar que durante esta reunião foram finalizados o relatório CEPT 63 e a decisão ECC (06)07, sobre comunicações móveis a bordo de embarcações e comunicações móveis a bordo de aeronaves, respetivamente, concluindo-se que a implementação do Network Control Unit a bordo de aeronaves será necessária apenas quanto está em causa a proteção dos sistemas de comunicações de 3.ª geração. A ECC PT1 finalizou também um relatório sobre a faixa 3,6-3,8 GHz, a qual analisa a possibilidade de coexistência entre sistemas móveis e os sistemas incumbentes na faixa 3,6-3,8 GHz, por exemplo, o serviço fixo e o serviço fixo por satélite. Merece ainda destaque a revisão das recomendações relativas a várias faixas com sistemas móveis (900/1800 MHz, 800 MHz e 2,5 GHz) as quais serão agora objeto de consulta pública.

De realçar, por fim, que estão em curso os trabalhos de preparação para a WRC-19 em particular no que concerne ao item 1.13, o qual visa a identificação de faixas de frequências para o desenvolvimento futuro do IMT, incluindo possíveis atribuições suplementares para o serviço móvel com caráter primário.