Dicas ao consumidor - evitar surpresas na fatura de serviços de comunicações


Evitar surpresas na fatura de serviços de comunicações é o tema de hoje, 24 de outubro, da rubrica "Dicas ao consumidor", do Jornal de Notícias, na qual a ANACOM colabora com o objetivo de reforçar a informação que disponibiliza aos consumidores sobre temas sectoriais específicos do seu interesse:

Evitar surpresas na fatura de serviços de comunicações

  1. Alguns tarifários incluem chamadas gratuitas para números fixos (iniciados por 2 e, para alguns operadores, também iniciados por 3). Os números iniciados por 7 (ex.: 760) têm custos acrescidos e não estão incluídos nesses tarifários. Os números iniciados por 601, 607, 608, 646 e 648 também têm custos acrescidos, mas devem estar barrados por defeito.
  2. Tenha em atenção também que os descontos e reduções de preços podem ser temporários. Quando acabam, o valor das faturas poderá subir.
  3. Contacte o seu operador para saber como bloquear determinados serviços ou aceder aos meios disponíveis para controlo de consumos.
  4. Para saber se o seu operador está a faturar adequadamente o serviço, consulte o seu contrato. Este deve incluir o detalhe dos preços, bem como os meios de obtenção de informações atualizadas sobre todos os preços e encargos de manutenção aplicáveis.
  5. Se não concorda com o total da fatura, pode pagar só o valor que considera correto. Se não chegar a um acordo com o seu operador, recorra a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo escolhido por si.