Pacotes representam 84,9% dos clientes do serviço telefónico fixo


No final do 2.º trimestre de 2016 (2T2016), de 84,9 por cento dos clientes do STF adquiriu o serviço integrado num pacote, mais 4,6 pontos percentuais do que no 2T2015.

Até ao final 2T2016 os pacotes de serviços triplequadruplequintuple play foram responsáveis por 77,3% das receitas totais do serviço telefónico fixo, que atingiram 983 milhões de euros, refletindo um aumento de 8,5% face ao período homólogo.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 2T2016 atingiu cerca de 1,48 mil milhões de minutos e 396 milhões de chamadas, tendo o volume de minutos de voz diminuído 2,3% em relação ao trimestre anterior e 10,6% em relação ao período homólogo.

Em média, por mês, foram consumidos 104 minutos por acesso: 82 minutos em chamadas fixo-fixo por acesso principal (menos 4 minutos que no trimestre anterior), 9 minutos em chamadas fixo-móvel (valor idêntico ao do trimestre anterior) e 7 minutos em chamadas internacionais (valor idêntico ao do trimestre anterior).

O parque de linhas telefónicas fixas ascendeu a 4,73 milhões no final do 2T2016, valor que traduz um crescimento de 0,3% relativamente ao trimestre anterior e de 1,9% em relação ao período homólogo. O crescimento trimestral verificado deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e televisão por cabo (mais 66 mil), os quais aumentaram 28,5% e 5%, respetivamente.

A taxa de penetração das linhas telefónicas fixas atingiu 45,7 por 100 habitantes no final de junho, o valor mais elevado registado desde que são recolhidas estas estatísticas (dezembro de 2006).

No que respeita aos postos públicos, rondavam os 21 milhares (menos 1,3% face ao trimestre anterior e menos 5,4% face ao trimestre homólogo).

No final do trimestre em análise, a MEO tinha 48,3% das linhas telefónicas fixas (menos 0,7 pontos percentuais). O segundo maior prestador era o grupo NOS, com uma quota de 33,8% (mais 0,3 pontos percentuais), seguido da Vodafone, que atingiu uma quota de 13,5% (mais 0,5 pontos percentuais) e foi o prestador que mais cresceu no 2.º trimestre. O grupo APAX (Cabovisão/ONI) tinha 4,1%.


Consulte o relatório estatístico: