52.ª reunião da ECC PT1 - Bucareste


Teve lugar em Bucareste (Roménia), de 19 a 21 de abril de 2016, a 52.ª reunião da Equipa de Projeto 1 do ECC (ECC PT1) sobre Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT), sob a presidência de Didier Chaveau (França). Estiveram presentes cerca de 90 participantes, nomeadamente representantes das Administrações, do Gabinete Europeu de Comunicações (ECO), da Comissão Europeia (CE), dos operadores e dos fabricantes.

A ECC PT1 é o responsável por todos os assuntos sobre o IMT, tendo por missão, entre outros, desenvolver medidas de harmonização das faixas identificadas para o sistema IMT, incluindo as respetivas canalizações, efetuar estudos de partilha/compatibilidade e coordenar as posições Europeias no seio do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações. Adicionalmente, irá também liderar a preparação da posição da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), no âmbito das questões da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) relativas ao espectro adicional para sistemas móveis/IMT.

De destacar que durante esta reunião, foram finalizados os relatórios CEPT em resposta a dois mandatos da CE sobre comunicações móveis a bordo de embarcações e comunicações móveis a bordo de aeronaves (MCA), respetivamente. No primeiro caso permite-se a exploração do long term evolution e sistema de comunicações móveis de 3.ª geração (UMTS) nas embarcações nas faixas 1800 MHz/2,6 GHz e 2,1 GHz respetivamente, desde que sejam implementados parâmetros de partilha e compatibilidade. No caso do MCA, conclui-se que a implementação de unidade de controlo de rede a bordo de aeronaves será sempre necessária quanto está em causa o sistema UMTS.

A ECC PT1 concluiu também um relatório sobre a faixa 3,6-3,8 GHz, o qual analisa a possibilidade de coexistência entre sistemas móveis e sistemas incumbentes na faixa 3.6-3.8 GHz, por exemplo, serviço fixo e serviço fixo por satélite.

De realçar ainda, que foram iniciados os trabalhos de preparação para a WRC-19, no que concerne ao item 1.13, o qual visa a identificação de faixas de frequências para o desenvolvimento futuro do IMT, incluindo possíveis atribuições suplementares para o serviço móvel com caráter primário.