ANACOM, DNS.pt e ISOC Portugal debatem IPv6 em Lisboa


O esgotamento dos acessos IPv4 torna premente a migração para acessos IPv6 de modo a assegurar a conectividade e o acesso de todos a toda a Internet.

O tráfego IPv6 gerado a partir de Portugal e destinado aos sites internacionais mais visitados que já respondem em IPv6 cresceu cerca de 20% entre Janeiro de 2014 e Maio de 2016, acreditando-se que este crescimento é devido ao número de clientes residenciais que têm vindo gradualmente a dispor de acessos IPv6. Estima-se que exista atualmente em Portugal mais de 1 milhão de casas com dual-stack (disponibilizando em simultâneo um endereço IPv4 e um segundo endereço em IPv6).

Com o objetivo de divulgar e debater as temáticas associadas ao IPv6, a ANACOM, o DNS.pt e a ISOC Portugal realizam na próxima terça-feira, dia 21, uma conferência em Lisboa, no Hotel Fénix. A abertura da conferência será feita pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins.

Estarão ainda presentes representantes do RIPE NCC, da ARCEP (regulador francês das comunicações) e haverá um painel de debate com a MEO, NOS e Vodafone, que será moderado pela ANACOM. Nos trabalhos da manhã participarão ainda a Telefónica de Espanha, e serão feitas apresentações sobre o estado do IPv6 nas redes universitárias a nível nacional (FCT) e europeu (IST).

A sessão da tarde terá um painel moderado pelo DNS.pt e pela ISOC Portugal no qual participarão a Worten, a Claranet, o Sapo, a PTServidor e a MEO, seguindo-se uma apresentação da eSPap sobre o estado do IPv6 na Administração Pública. A ANA-Aeroportos de Portugal e a DECO também participarão nos trabalhos.

O programa detalhado está disponível em: IPv6 - programa Link externo.http://ipv6emportugal.pt/#program.