Clientes de pacotes de serviços aumentaram 8,3%


O número de subscritores de pacotes de serviços atingiu 3,3 milhões no final do 1.º trimestre de 2016, aumentando 1,7% face ao trimestre anterior e 8,3% em termos homólogos. Estima-se que cerca de 80,9 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços (mais 1,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 5,8 pontos do que no período homólogo).

Este crescimento do número de clientes resultou do aumento da subscrição de pacotes 5P e 3P, apresentando a primeira um acréscimo de 30 mil subscritores, ou seja mais 2,4%, e a segunda um acréscimo de 24 mil, mais 1,8%. No primeiro trimestre, 33,7% das famílias dispunham de um pacote 3P e 35,2% tinham um pacote de serviços 4P/5P.

No total, as receitas de serviços em pacote rondaram 415 milhões de euros, mais 15% do que no mesmo período do ano anterior. As receitas de pacotes 5P representavam 53% das receitas totais, tendo sido as que mais cresceram em termos homólogos (mais 30,5%), atingindo 220 milhões de euros.

A receita média mensal por subscritor atingiu 42,28 euros, mais 5,4% do que no período homólogo.

Em termos de quotas de mercado, a MEO era o prestador com maior quota de clientes de serviços em pacote (40,4%), seguindo-se o grupo NOS (39,7%), a Vodafone (14,5%) e o grupo APAX (Cabovisão/ONI com 5,4%). A Vodafone foi o operador que mais aumentou a sua quota de subscritores no 1.º trimestre de 2016.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 43,6%, seguindo-se o grupo NOS com 39,4%, a Vodafone, com 12,4%, e o grupo APAX (Cabovisão/Oni) com 4,5%.

Nos dois casos, clientes e receitas, o grupo NOS liderava nas modalidades 2P,3P e 4P, enquanto a MEO liderava na modalidade 5P.

De acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest registou-se um aumento significativo dos clientes de serviços em pacote que manifestaram intenção de mudar de prestador nos próximos três meses (8,1%). Dos que não manifestaram essa intenção (65%), cerca de um terço indicou o período de fidelização como motivo.


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