Alertas ANACOM - Evite surpresas na fatura do telefone


No âmbito da iniciativa “Alertas ANACOM”, lançada com o objetivo de reforçar a informação que esta Autoridade disponibiliza aos consumidores sobre temas sectoriais específicos, os quais refletem as principais questões suscitadas nas reclamações recebidas, foi publicado nos dias 28 (no Correio da Manhã) e 29 de maio (no Jornal de Notícias) o seguinte artigo:

Evite surpresas na fatura do telefone

  • Alguns tarifários incluem chamadas gratuitas para números fixos (iniciados por 2 e, para alguns operadores, também iniciados por 3).
  • Os números iniciados por 7 (ex.: 760) têm custos acrescidos e não estão incluídos nesses tarifários.
  • Os números iniciados por 601, 607, 608, 646 e 648 também têm custos acrescidos mas devem estar barrados por defeito.
  • Se não concorda com o total da fatura, pode pagar só o valor que considera correto.

A rubrica desta semana na Rádio Renascença, que nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho vai para o ar entre as 17h e as 18h, na 1.ª posição do bloco, é a seguinte:

Sabe que cancelar um serviço de comunicações é simples?

É verdade! Mas, antes de cancelar o serviço contacte o operador para saber se está fidelizado e quanto terá de pagar se terminar o contrato antes do prazo. Pergunte também com que antecedência deve fazer o pedido e quais os documentos a apresentar.

O pedido deve ser feito por escrito, indicando o n.º de cliente e o serviço a cancelar. Havendo elementos em falta, o operador tem 3 dias para lhos pedir.

Se o pedido estiver correto, o operador tem 5 dias para confirmar por escrito que o recebeu e para o informar da data de cancelamento, bem como do valor a pagar, se for o caso.


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