No âmbito da iniciativa “Alertas ANACOM”, lançada com o objetivo de reforçar a informação que esta Autoridade disponibiliza aos consumidores sobre temas sectoriais específicos, os quais refletem as principais questões suscitadas nas reclamações recebidas, foi publicado nos dias 28 (no Correio da Manhã) e 29 de maio (no Jornal de Notícias) o seguinte artigo:
Evite surpresas na fatura do telefone
- Alguns tarifários incluem chamadas gratuitas para números fixos (iniciados por 2 e, para alguns operadores, também iniciados por 3).
- Os números iniciados por 7 (ex.: 760) têm custos acrescidos e não estão incluídos nesses tarifários.
- Os números iniciados por 601, 607, 608, 646 e 648 também têm custos acrescidos mas devem estar barrados por defeito.
- Se não concorda com o total da fatura, pode pagar só o valor que considera correto.
A rubrica desta semana na Rádio Renascença, que nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho vai para o ar entre as 17h e as 18h, na 1.ª posição do bloco, é a seguinte:
Sabe que cancelar um serviço de comunicações é simples?
É verdade! Mas, antes de cancelar o serviço contacte o operador para saber se está fidelizado e quanto terá de pagar se terminar o contrato antes do prazo. Pergunte também com que antecedência deve fazer o pedido e quais os documentos a apresentar.
O pedido deve ser feito por escrito, indicando o n.º de cliente e o serviço a cancelar. Havendo elementos em falta, o operador tem 3 dias para lhos pedir.
Se o pedido estiver correto, o operador tem 5 dias para confirmar por escrito que o recebeu e para o informar da data de cancelamento, bem como do valor a pagar, se for o caso.
Consulte:
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Alertas ANACOM - Correio da Manhã, 28.05.2016
(PDF 2679 KB)
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Alertas ANACOM - Jornal de Notícias, 29.05.2016
(PDF 706 KB)