Comissão Europeia publica princípios chave sobre ferramentas de comparação


A Comissão Europeia (CE) publicou um conjunto de princípios chave relativos às ferramentas de comparação de produtos e serviços, visando orientar os respetivos prestadores no sentido do cumprimento da legislação europeia relevante, nomeadamente a Diretiva das Práticas Comerciais Desleais. Esta Diretiva inclui atualmente uma secção aplicável às ferramentas de comparação que tenham um carácter comercial ou uma relação material com o comerciante (por exemplo, através de publicidade ou patrocínios).

O documento agora divulgado, que resulta do trabalho desenvolvido, desde 2012, pelo grupo Multi-Stakeholder Dialogue Comparison Tools, da Direção-Geral da Justiça e dos Consumidores da CE, procura garantir, em particular, que as ferramentas de comparação cumprem com regras de transparência e facilidade de utilização, com o objetivo de ajudar os consumidores no processo de tomada de decisão perante as várias ofertas de produtos e serviços no mercado.

A ANACOM participou no trabalho do grupo da CE e integra a lista de entidades que apoiam a promoção e implementação destes princípios.


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