Conselho Europeu aprova Diretiva que reforça cibersegurança


O Conselho Europeu adotou, a 17 de maio de 2016, a proposta de Diretiva NIS (network and information security - segurança das redes e da informação), a primeira legislação a nível da União Europeia (UE) sobre cibersegurança que visa aumentar a cooperação entre Estados membros nesta matéria.

A Diretiva estabelece obrigações de segurança para os operadores de serviços em sectores críticos (energia, transportes, saúde e finanças) e para os prestadores de serviços digitais. Determina ainda que cada Estado-Membro deve designar uma ou mais autoridades nacionais competentes para a aplicação e cumprimento da Diretiva, bem como adotar uma estratégia nacional para combater as ciber ameaças.

A informação disponibilizada pelo Conselho adianta também que a presidência holandesa já iniciou a preparação da aplicação desta legislação em conjunto com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).

Para concluir o processo, a Diretiva deverá ser aprovada pelo Parlamento Europeu e posteriormente publicada no Jornal Oficial da UE, esperando-se que entre em vigor em agosto de 2016.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: