72.ª reunião do WG SE - Amesterdão


Decorreu em Amesterdão, Holanda, de 25 a 29 de janeiro de 2016, a 72.ª reunião do Grupo de Trabalho de Engenharia de Espectro (WG SE) do ECC. Contou com a presença de cerca de 53 participantes, incluindo o observador do Gabinete Europeu de Comunicações, bem como representantes da indústria e operadores (ANITEC, APWPT e. V., BOLT & YURDAL Consulting APS, CRAF, CAr2CAR-CC/FBConsulting Sarl, Ericsson, Ministery of Defense (Holanda), Inmarsat, NEP The Netherlands, Robert Bosch GmbH, SIS/MF AmDFS, TNO (Holanda) e Wi-Fi Alliance.

Foram aprovados os seguintes documentos, após a fase de consulta:

  • Draft ECC Report 243 on wireless video links in the frequency bands 2700-2900 and 2900-3400 MHz.
  • Draft ECC Report 245 on compatibility studies between PMSE and other systems/services in the band 1350-1400 MHz.
  • Draft ECC Report 244 on compatibility studies related to RLANs in the 5725-5925 MHz band.
  • Draft ECC Report 247 on description of the software tool for processing of measurements data of IRIDIUM satellites at the Leeheim station.

Foram preliminarmente adotados e enviados para consulta pública os seguintes documentos:

  • Draft ECC Report 250 on compatibility studies between TTT/DSRC in the band 5805-5815 MHz and other systems.
  • Draft ECC Report 249 on review of the characterisation of the unwanted emissions to achieve a more efficient use of the spectrum.
  • Draft ECC report 251 on the impact of UWB applications on board aircraft in the band 6-8.5 GHz on FS links used around airports and on EESS earth stations";
  • Draft ECC Report 252 on SEAMCAT User Manual.

O relatório Draft ECC Report 246 on wideband and Higher DC Short Range Devices in 870-875.8 MHz and 915.2-920.8 MHz (companion to ECC Report 200) esteve em consulta pública. Contudo, devido à falta de consenso na resolução dos comentários recebidos, o WG SE decidiu adiar a adoção final para setembro.

Os trabalhos da Equipa de Projeto (PT) de Engenharia do Espectro 7 do WG SE sobre a compatibilidade para a introdução de produção de programas e eventos especiais nas faixas de frequências nos 1492-1525 MHz estão em curso, faltando considerar um conjunto de contributos e conciliar as respetivas conclusões, previsivelmente até à próxima reunião do WG SE.

Em relação aos trabalhos sobre o serviço fixo, a PT de Engenharia do Espectro 19 (PT SE19) encontra-se a elaborar o relatório sobre um questionário que foi enviado em relação à eventual utilização de tecnologias multiple input, multiple ouput para o serviço fixo, dado o interesse demonstrado por parte dos fabricantes e operadores. O questionário sobre as utilizações do serviço fixo em faixas acima dos 50 GHz está quase finalizado. Contudo, a indústria demonstrou interesse na obtenção de novos dados das utilizações do serviço fixo abaixo dos 50 GHz, pelo que se espera, na próxima reunião do WG SE, se aprove um novo questionário a enviar às Administrações.

Sobre os trabalhos da PT de Engenharia do Espectro 21 relacionados com emissões não desejadas, foi aprovado um relatório onde consta um conjunto considerável de medições em equipamentos analógicos e digitais, concluindo que os equipamentos apresentam desempenhos das emissões não desejadas muito melhores do que os recomendados (Draft ECC Report 249).

Em relação aos trabalhos no âmbito dos equipamentos de pequena potência e curto alcance (SRD), em curso na PT de Engenharia do Espectro 24 (PT SE24), de notar os trabalhos no âmbito do mandato dos 5 GHz para sistemas de acesso sem fios/rede local via rádio cuja parte 1 do relatório foi preliminarmente aprovado. Ficaram ainda assuntos pendentes, nomeadamente a análise das técnicas de mitigação (em elaboração pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações), bem como a eventual utilização da tecnologia long term evolution - unlicensed/long term evolution - License Assisted Access, que será endereçado na Parte 2.

Foi ainda atribuída a esta PT a tarefa de reanalisar os estudos entre os SRD e o Broadband - Direct Air-to-Ground Communications - modo Time Division Duplex na faixa de frequência dos 1900-1920 MHz, mas devido à informação atual da decisão do Comité do Espectro Radioelétrico esta tarefa poderá ser cancelada na próxima reunião do WG SE.

Ainda foi aprovado o relatório sobre o impacto da utilização de equipamentos de banda ultralarga instalados em aeronaves nos serviços fixo e exploração da Terra por satélite.

A próxima reunião do grupo irá realizar-se de 25 a 29 de abril de 2016, em Bergen (Noruega).