No final de 2015, seis em cada 10 subscritores do serviço de banda larga fixa tinham acessos com velocidades de download teóricas acima dos 30 Mbps e três em cada 10 utilizava acessos com velocidades iguais ou superiores a 100 Mbps.
O número de clientes de banda larga fixa aumentou cerca de 9,5% em 2015, para 2,99 milhões. O aumento verificado superou o ritmo médio de crescimento anual dos últimos 5 anos, que foi de 8,5%.
Em 2015, o número de acessos à banda larga fixa atingiu 3.14 milhões, mais 10% que em 2014. As redes de cabo, ao crescerem 5,3% em 2015, recuperaram a liderança como principal rede de acesso à internet em local fixo, ultrapassando o ADSL que desde 2004 ocupava essa posição. As redes de cabo já representam 33,8% do total de acessos. O ADSL viu o número de acessos reduzir-se em 4,7% em 2015, representando 33,1% do total.
No final de 2015, a fibra ótica (FTTH/B) já representava 26,6% dos acessos à banda larga fixa, tendo sido a tecnologia que mais contribuiu para o crescimento dos acessos totais. Os acessos em fibra ótica aumentaram 34,3% durante o ano 2015, elevando a penetração destes acessos em Portugal para 8,1 por 100 habitantes.
Também os acessos suportados em LTE em local fixo aumentaram em 2015, tendo atingido os 200 mil no final de 2015, correspondendo a 6,5% dos acessos totais.
No final de 2015, a taxa de penetração da banda larga fixa em Portugal ultrapassou os 30 acessos por 100 habitantes (30,3%), tendo crescido 2,7 pontos percentuais face a 2014. A taxa de penetração dos clientes residenciais de banda larga em local fixo situava-se nos 44 clientes por 100 alojamentos e nos 64,4 clientes por 100 famílias clássicas.
Do total de subscritores do serviço de banda larga fixa, cerca de 96,2% adquiriram o serviço no âmbito de um pacote de serviços.
Em termos de quotas de mercado, a MEO tinha no final do ano 44% dos clientes de banda larga fixa, contra 48,1% em 2014; o Grupo NOS tinha 36,4% face a 34,7% no ano anterior, enquanto a Vodafone, com 14,8%, foi a entidade cuja quota mais cresceu (3,5 pontos percentuais). O Grupo Apax, que detém a Cabovisão e a ONI, tinha 4,4% doa clientes, contra 5,5% em 2014.
O total de receitas deste serviço, stand-alone e de pacotes multiple play que o incluem, totalizou 1.511 milhões de euros, mais 26,5% que no ano anterior, resultado do acréscimo das receitas de triple/quadruple/quintuple play, que representam 88,4% do total de receitas.
No que respeita à banda larga móvel, em 2015 o número de utilizadores efetivos ultrapassou 5,5 milhões, mais 8,2% do que no ano anterior.
O número de utilizadores através de tablet/PC (572 mil) diminuiu 15,1%, mas o crescimento de utilizadores de smartphones e de Internet no telemóvel mais do que compensou essa queda.
Cada utilizador ativo de banda larga móvel consumiu em média 1,25 GB por mês (1,07 GB em 2014), o valor mais alto registado até agora.
No que se refere às quotas de clientes, a MEO tinha 43,9% dos clientes de banda larga móvel, contra 44,6% em 2014; seguindo-se a NOS com 28,4%, contra 23,4% em 2014; e a Vodafone com 27,4%, contra os 31,8% detidos em 2014. A NOS ultrapassou a Vodafone no último trimestre do ano.
A penetração deste serviço era de 53,2 utilizadores por 100 habitantes no final de 2015, mais 4 pontos percentuais que em 2014, e a faturação atingiu 306 milhões de euros.
Consulte o relatório estatístico:
- Serviço de acesso à Internet - 2015 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1379482