Portugal é o 14.º país mais digitalizado da União Europeia


A Comissão Europeia (CE) divulgou, recentemente, os resultados da edição de 2016 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade Link externo.https://ec.europa.eu/digital-agenda/desi (IDES 2016). As conclusões mostram que, desde a publicação da Estratégia para o Mercado Único Digital, em 2015, os Estados Membros fizeram progressos em domínios como a conectividade e as competências digitais, bem como nos serviços públicos.

Portugal encontra-se entre os cinco países da União Europeia que mais progrediram no último ano e apresentam um resultado acima da média no domínio digital, tendo subido para o 14.º posto do ranking europeu, de acordo com os resultados do IDES 2016. Numa escala de 0 a 1, Portugal obtém uma classificação global de 0,53 pontos, ligeiramente acima da média comunitária (0,52 pontos).

Elaborado com base em indicadores estruturados em cinco vertentes - conectividade, capital humano, utilização de Internet, integração das tecnologias digitais e serviços públicos digitais - o relatório aponta que Portugal dispõe de serviços públicos online avançados (ocupando mesmo o 8.º lugar nesta categoria, entre os 28 Estados-Membros), assim como um desempenho acima da média na digitalização das empresas e redes de banda larga que asseguram uma boa cobertura, estando a Internet rápida disponível para 91% das residências.

A CE Europeia sustenta que, nesta fase, “o maior desafio para o país é melhorar as competências digitais dos seus cidadãos” (cerca de metade da população não tem competências digitais básicas) e levá-los a aderirem às atividades em linha (28% nunca utilizaram a Internet), “para que possam participar plenamente na economia e na sociedade digitais”.


Mais informação: