Prémio ANACOM URSI Portugal 2015 entregue hoje


No âmbito do 9.º Congresso do Comité Português da URSI, que se realiza hoje em Lisboa, Hélder Vasconcelos, administrador da ANACOM, entrega o Prémio ANACOM-URSI Portugal, o Best Student Paper Award e o Best Student Poster Award que têm como objetivo, respetivamente, estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal e incentivar os jovens autores.

O vencedor do Prémio ANACOM-URSI Portugal na sua edição de 2015 foi David Emanuel Dias Fernandes, da Universidade de Coimbra - Instituto de Telecomunicações, com o trabalho “Diffractionless Propagation of Electron Waves in Graphene Superlattices”.

O autor fez o mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no  ramo de especialização em Telecomunicações na Universidade de Coimbra e concluiu recentemente o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ramo de especialização em Telecomunicações também na Universidade de Coimbra, sendo que atualmente é um investigador no grupo de Antenas e Propagação do Instituto de Telecomunicações - Coimbra. 
 
ANACOM congratula-se com a atribuição do Prémio ANACOM-URSI Portugal de 2015 a David Emanuel Dias Fernandes, com um trabalho que se destacou pela qualidade e rigor científico e pela inovação, discutindo uma temática de interesse atual relacionada com as potencialidades de um material que recentemente tem tido grande projeção na investigação internacional, o grafeno.

O trabalho propõe modificar as propriedades do grafeno a uma escala nanoescópica e restringir assim o movimento dos eletrões a apenas uma direção, introduzindo um elevado nível de direccionalidade num material isotrópico na sua forma pristina. Dessa forma, as ondas eletrónicas  não sofrem um espalhamento lateral à medida que se propagam nas nano-estruturas propostas. Devido a este efeito, estes novos materiais podem vir a ter aplicações práticas em dispositivos eletrónicos ou óticos com respostas ultra-rápidas e sensíveis.


Consulte: