Fibra já é a segunda maior rede de suporte ao serviço de televisão paga


O serviço de televisão por subscrição continua a crescer, sobretudo devido às ofertas suportadas em fibra ótica que é já a segunda maior rede de suporte do serviço de TV paga. Com 761 mil clientes no 3º trimestre, mais 29,5% do que no período homólogo, a fibra é responsável por 21,9% do total de assinantes do serviço. No final de setembro o número de clientes do serviço atingiu 3,47 milhões, mais 5,4% do que no período homólogo.

O cabo continua a ser a principal rede de suporte do serviço, representando 38,9% do total de assinantes. O xDSL, que foi ultrapassado pela fibra, é responsável por 21,6% dos clientes e o DTH foi utilizado por 17,5% do total de assinantes, sendo a outra tecnologia que tem crescido recentemente.

No período em análise, 85,5 famílias em cada 100 viam televisão por subscrição, contra 82,3 famílias um ano antes.

No final de setembro, 87% dos assinantes do serviço de TV por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote. Aliás, os pacotes 3P, 4P e 5P foram os drivers do crescimento das receitas do serviço de TV por subscrição, que atingiram 1. 235 milhões de euros até setembro (pacotes e stand-alone), mais 27,1% do que no período homólogo.

O grupo NOS detinha a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição (43,7%) em setembro, seguindo-se a MEO, a Vodafone e a Cabovisão com quotas de 41,1%, 9,6% e 5,4%, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no 3º trimestre.

No final de setembro, cerca de 15,5% dos lares com TV por subscrição tinham acesso a canais premium (uma diminuição de 1,5 pontos percentuais face ao trimestre anterior), enquanto 71,9% dispunham de mais de 80 canais (um aumento de 7,9 pontos percentuais em termos homólogos).

O nível de utilização das funcionalidades do serviço de TV por subscrição diminuiu 1 ponto percentual no 3.º trimestre deste ano, verificando-se que cerca de 67% dos assinantes utilizaram pelo menos uma das funcionalidades disponíveis. As gravações automáticas foram o serviço mais usado.


Consulte o relatório estatístico: