Precisa de uma lista telefónica impressa? Terá que a pedir ao prestador do serviço universal responsável, a MEO. As listas telefónicas apenas serão entregues às pessoas que as solicitem previamente e de forma expressa, que as receberão de forma gratuita no caso de se tratar da lista da sua área de residência.
Quem precisar de mais listas, de outras regiões, também terá que as solicitar, podendo suportar despesas com portes e expedição se as quiser receber na morada indicada por si. Caso prefira levantá-las nas duas lojas da MEO disponíveis para o efeito, uma em Lisboa e outra no Porto, e desde que o indique previamente, também o poderá fazer e nesse caso sem quaisquer custos.
Se quiser pedir as listas telefónicas para 2015/2016 já não dispõe de muito tempo para o fazer. Poderá fazê-lo a partir de hoje e até ao próximo dia 6 de dezembro. Hoje também, começam a passar na rádio os anúncios publicitários com indicação do telefone (808 204 204) e site (www.118net.pt http://www.118net.pt/) através do qual poderá fazer o seu pedido. É a última oportunidade, uma vez que já existiu um primeiro período para solicitar as listas impressas que decorreu entre 21 de setembro e 25 de outubro de 2015, tendo sido acompanhado por uma campanha publicitária.
Este novo período de 14 dias decorre de uma decisão da ANACOM que determinou a repetição de alguns dias da referida campanha, dando assim aos consumidores mais uma oportunidade para poderem solicitar as listas impressas.
A MEO venceu o concurso público lançado pelo governo para atribuição do serviço universal de disponibilização de uma lista telefónica completa e de um serviço completo de informação de listas. Assim, terá que disponibilizar anualmente listas impressas que abrangem todos os assinantes de serviços telefónicos (fixos e móveis), incluindo clientes de outros operadores sem ser o MEO, desde que tenham autorizado a inclusão dos seus dados. A MEO deve também disponibilizar a lista telefónica em formato eletrónico - em www.118net.pt http://www.118net.pt/ - e disponibilizar os dados da lista através de um serviço de informações (número 118).
O facto de muitas pessoas acederem à informação por via eletrónica permitiu a opção por este novo modelo de distribuição de listas impressas apenas a quem as solicitar, que possibilita reduzir drasticamente a utilização de papel, com impacto favorável em termos ambientais e de custos.