Tráfego postal cai no 2.º trimestre


O tráfego total dos serviços postais atingiu cerca de 208 milhões de objetos no 2.º trimestre de 2015, em quebra de 8,8% face ao trimestre anterior e de 3,6% em termos homólogos. Do tráfego total, cerca de 85,9% respeitam a envios feitos no âmbito do serviço universal (correspondências, catálogos e livros até 2 Kg, encomendas até 10 Kg, envios registados, etc).

O tráfego abrangido pelo serviço universal apresenta uma redução de 9,4% relativamente ao trimestre anterior e de 5,1% face ao período homólogo.

Do total de objetos distribuídos, 96,4% destinaram-se ao mercado nacional, enquanto os restantes 3,6% tiveram como destino outros países. Cerca de 78,5% do tráfego postal diz respeito a correspondências, 9,2% corresponde a publicidade endereçada e 7,7% a correio editorial. As encomendas representam 4,6% do tráfego total.

O grupo CTT dispõe de uma quota de 94,8% do tráfego postal total, valor que desce para 34,8% no segmento expresso, em que os operadores alternativos têm mais de 65% do mercado.

No período em análise, as receitas provenientes dos serviços postais totalizaram 162 milhões de euros, menos 8,4% do que no 2º trimestre de 2014. A receita média por objeto diminuiu 5% face ao trimestre homólogo de 2014.

No mesmo período o número de pontos de acesso à rede postal, 13 245, registou um aumento de 2,8%.


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