A sessão anual do Conselho Consultivo e Executivo (CCE) da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) teve lugar na sede da Organização, em Montevideu, de 18 a 20 de março de 2015, sendo precedida de diversas reuniões de grupos de trabalho, do fórum de cooperação técnica e do Comité de Gestão (de que Portugal não é membro).
A sessão de abertura do CCE contou com a participação das representações diplomáticas dos países membros em Montevideu, nomeadamente da embaixada de Portugal. O Secretário-geral fez um balanço do seu primeiro ano de mandato e agradeceu os apoios de alguns países, incluindo Portugal, para algumas melhorias que tem vindo a introduzir na organização, nomeadamente ao nível do edifício.
Os assuntos financeiros e relativos às atividades de cooperação técnica desenvolvidas no âmbito da UPAEP ocuparam como habitualmente parte considerável da agenda. Destaca-se a decisão de autorizar um possível aumento dos salários dos colaboradores da Secretaria-Geral, condicionado à existência de financiamento, que deverá resultar de poupanças operacionais, uma vez que não poderá implicar aumento das contribuições dos membros, nem redução de financiamento às atividades principais da UPAEP, nomeadamente a cooperação. Esta decisão resultou do trabalho conjunto dos Grupos de Trabalho sobre Finanças e sobre Reforma da UPAEP, em que Portugal participou ativamente, que foram incumbidos pela sessão de 2014 do CCE de apreciar um pedido da associação de pessoal da Secretaria-Geral relativo às condições salariais, e propor a ação a seguir pelo CCE.
Merece igualmente destaque o debate motivado por apresentações sobre os trabalhos da União Postal Universal (UPU) feitas pelo seu Diretor Geral, pelo presidente do conselho de operações postais (COP) da UPU e pelo presidente de uma das suas comissões. A tónica comum às diversas apresentações foi a constatação de que as regras e métodos de trabalho seguidos na UPU não são compatíveis com a rápida transformação do sector postal, nomeadamente no contexto do acentuado crescimento do comércio eletrónico. Foi assim muito defendida a necessidade de reformar a UPU no sentido de tornar mais expedito o processo de tomada de decisão e de adaptar os produtos e serviços desenvolvidos no âmbito da UPU às necessidades dos clientes e do mercado.
A próxima sessão do CCE ficou agendada para os dias 4 a 8 de abril de 2016.