Acessos telefónicos fixos aumentam em 2014 mas volume de minutos cai


Em dezembro, o número de acessos telefónicos fixos atingiu 4,6 milhões (acessos residenciais, não residenciais e segundas habitações), o que coloca a taxa de penetração do serviço fixo de telefone nos 43,9 acessos por 100 habitantes, o valor mais elevado desde 2006.

Para este aumento contribuiu o crescimento dos acessos baseados em redes alternativas à rede tradicional (voz sobre banda larga e acessos fixos através de redes móveis).

Os clientes dos acessos telefónicos rondavam 3,7 milhões, mais 1,8% do que no período homólogo. Em regra, os clientes empresariais têm vários acessos.

O Grupo PT/MEO tinha 49,8% dos clientes, o que traduz uma quebra de 1,7 pontos percentuais em termos homólogos. Trata-se do valor mais baixo registado desde o início da liberalização e pela primeira vez abaixo dos 50%. O Grupo NOS tinha 35% dos clientes, menos um ponto percentual que no período homólogo, e a Vodafone, que foi o operador que mais cresceu em 2014, 3,4 pontos, atingiu uma quota de 9,6%. O Grupo Altice tinha 5,5% dos clientes, menos 0,6 pontos do que no ano anterior. Esta evolução está de acordo com a registada ao nível das quotas de pacotes de serviços.

O volume de minutos de voz fixa diminuiu 10,9% em termos homólogos, muito embora tenha aumentado em relação ao trimestre anterior, 2,7%.

Neste trimestre foram consumidos, em média por acesso por mês, 106 minutos em chamadas fixo-fixo por acesso principal, 11 minutos em chamadas fixo-móvel, 9 minutos em chamadas internacionais e 7 minutos em chamadas para números curtos e não geográficos.

O número de postos públicos instalados diminuiu, tendo atingido cerca de 22 milhares.

Em 2014, o total de receitas do serviço fixo de telefone e dos pacotes que integram este serviço ascendia a cerca de 1573 milhões de euros, mais 5,2% que no ano anterior. Desse valor, cerca de 428 milhões de euros (27,2 %) correspondem a ofertas stand-alone, 144,6 milhões de euros (9,2%) provêm de ofertas em pacote double play e 1001 milhões de euros (63,6%) advêm de ofertas em pacote triple, quadruple e quintuple play.


Consulte o relatório estatístico: