7,2 milhões de clientes no Serviço Móvel Terrestre


/ Atualizado em 14.10.2002

Portugal possuía 7,2 milhões de clientes do Serviço Móvel Terrestre no final do segundo trimestre do ano, concluem dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). Face a igual período do ano passado, constata-se que dois milhões de novos subscritores aderiram ao serviço. Com isto, Portugal manteve a sua taxa de penetração acima da média da UE, recuperando o lugar perdido para a Irlanda.

Este número de assinantes representa um crescimento de 3,5% face ao trimestre anterior, o equivalente à adesão de 245 mil novos clientes ao serviço. Face ao segundo trimestre de 2000, este valor representa um crescimento de 38,7%.

No segundo trimestre do ano, o tempo de conversação, no total dos três operadores GSM, totalizou 2,5 mil milhões de minutos, mais 10% do que no trimestre anterior. Cada chamada durou, em média, 87 segundos.

No mesmo período, estabeleceram-se 1,7 mil milhões de chamadas, mais 8% do que no trimestre anterior. Feitas as contas, cada assinante realizou um pouco menos de três chamadas diárias.

A taxa de penetração do serviço em Portugal manteve-se, no período em análise, acima da média da União Europeia: 71,9 em Portugal contra 69,4 na UE. Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia e Irlanda apresentavam, em Junho, taxas de penetração inferiores à portuguesa.


Consulte: