Portal de frequências radioelétricas da ANACOM teve mais de 17 mil visualizações no 1.º ano


No seu primeiro ano de funcionamento, o portal de frequências radioelétricas da ANACOM (eQNAF) registou 17 634 visualizações nas mais de 2400 sessões realizadas.

O eQNAF é uma plataforma eletrónica que permite a consulta de informação relacionada com o planeamento e a utilização de frequências, com as atribuições e utilizações nacionais do espectro radioelétrico, com as faixas de frequências reservadas e as que estão disponíveis para utilizações futuras, com as utilizações de espectro isentas de licenciamento radioelétrico e com os interfaces rádio.

No total, o número de visitantes diferentes atingiu os 1604 utilizadores que, em média, visualizaram 7,29 páginas por cada sessão de trabalho. A duração média de cada sessão rondou cinco minutos.

Neste primeiro ano de funcionamento, 91.5% das utilizações do portal tiveram origem em Portugal. De seguida, já com valores bastante mais reduzidos, verificamos o Reino Unido com 1,8% das utilizações e a Alemanha com 1,7%.

Em termos de utilizações nacionais, verifica-se que o distrito de Lisboa foi aquele em que se realizaram mais sessões de trabalho, com 73,7% do total, seguido do Porto, com 9,6% das visitas.

Da análise ao fluxo de utilizadores, verifica-se que foram feitas consultas a todas as opções do eQNAF, de forma bastante equitativa, o que revela um interesse semelhante por todas elas.

O portal de frequências da ANACOM foi lançado a 13 de janeiro de 2014.