Dia Mundial das Telecomunicações: 17 de Maio de 2001 - ''A Internet: desafios, oportunidades e perspectivas''


/ Atualizado em 19.03.2002

Mensagem de Yoshio Utsumi - Secretário Geral União Internacional das Telecomunicações (UIT)

Todos os anos, a 17 de Maio, a UIT comemora o Dia Mundial das Telecomunicações para celebrar a respectiva fundação, em Paris, em 1865. Este ano, o tema incide sobre as promessas e os desafios da Internet.

A Internet não se limitou a transformar a forma como comunicamos, tendo também alterado dramaticamente a forma como trabalhamos, fazemos os negócios, interagimos, brincamos, procuramos informação e aprendemos. Estão de acordo? Pensem melhor. Os utilizadores da Internet representam somente cinco por cento da população mundial, sendo que 85% estão em países desenvolvidos, onde se encontram também localizados 90% dos servidores da Internet. Por conseguinte, temos um verdadeiro problema.

O que poderá a Internet fazer pelas regiões do mundo que apenas dispõem de acesso limitado às tecnologias da informação e da comunicação? Quando os recursos já se encontram esticados até ao limite, será que se justifica investir na Internet?

O potencial da Internet consiste em expandir e aumentar o acesso à informação, através de um serviço que possa ser acedido em qualquer parte do mundo onde exista ligação. A Internet é uma forma de diminuir as tradicionais desvantagens do mundo em desenvolvimento, pois pode incentivar as empresas a "darem o salto" para o comboio do desenvolvimento, permitindo-lhes a venda dos seus produtos e serviços a nível global e directamente aos clientes. Problemas como a distância dos mercados e a dificuldade no acesso a redes de distribuição para exportação poderão tornar-se coisa do passado. A Internet oferece também a esperança de fornecimento de serviços básicos como a saúde e a educação, de modo mais eficiente, permitindo o acompanhamento das palestras de especialistas e o intercâmbio de conhecimento a partir dos seus lares e comunidades.

Neste intuito, os legisladores, os empresários e até mesmo os utilizadores terão de encontrar formas de fazer face a vários desafios.

O primeiro desafio consiste em expandir o acesso à Internet a preços acessíveis. Hoje em dia, o elevado custo do serviço em muitos países continua a ser um dos principais obstáculos à difusão da Internet, além da escassez de linhas telefónicas.

Para reduzir este custo, os políticos têm de definir o preço da largura de banda, por forma a acelerar a adesão à Internet, desenvolver as infra-estruturas de modo rentável e decidir quais as tecnologias mais adequadas à expansão das redes. Deverão ser adoptadas medidas legislativas ou regulamentares, bem como políticas de preços adequadas, com vista a disponibilizar a Internet a todos os segmentos da sociedade. A título exemplificativo, poderá ser facultado acesso à Internet, a baixo custo, às escolas, universidades, bibliotecas, telecentros comunitários multifunções ou instituições de serviço público, no intuito de estimular uma utilização mais alargada e de "ligar" as comunidades rurais.

Deverão ser desenvolvidos programas para aumentar as competências tecnológicas e informáticas entre os jovens, de modo a construir, desde tenra idade, uma cultura de Internet. Deverá ser promovida uma maior consciencialização dos benefícios inerentes ao acesso em linha a informações, bens e serviços por parte da sociedade em geral e, em particular, das pequenas e médias empresas. Estes são apenas alguns dos desafios suscitados pela crescente popularidade da Internet. Mas talvez a questão fundamental seja garantir que a Internet não se transforme em mais um elemento de um "fosso digital" cada vez maior. Este é um dos temas essenciais, actualmente na agenda da comunidade mundial.

A transformação do "fosso digital" em "dividendos digitais" está no âmago do trabalho da UIT. Ainda que a UIT não possa, só por si, estreitar este fosso, podemos desempenhar um papel de liderança ao associarmos todos os accionistas e parceiros num esforço para alcançar o progresso. Estamos empenhados em fazê-lo e vamos consegui-lo, em conjunto com a acção positiva de governos e empresas.

A Internet é como uma semente: com a abordagem adequada, poderemos "plantar" escolas com acesso à Internet, "cultivar" empresas baseadas na rede, "fertilizar" a imaginação do público e observar o "florescimento" dos rebentos da inovação, por forma a que os "frutos" em produtos e serviços amadureçam, enriquecendo as vidas de todos os cidadãos.

Yoshio UTSUMI
Secretário Geral
União Internacional das Telecomunicações